Os remédios oferecidos pela medicina tradicional são inegavelmente eficazes contra as mais variadas doenças. Mas e se houvesse uma maneira de tratar e prevenir patologias de forma totalmente natural, você se tornaria adepto? Pois, saiba que essa modalidade já existe e se chama Homeopatia! Além dos benefícios de cura e prevenção, o tratamento homeopático ainda minimiza os efeitos colaterais, muito comuns nos fármacos disponíveis no mercado. Entenda porque a Homeopatia está conquistado cada vez mais adeptos.  

O que é Homeopatia?  

Muitas pessoas acreditam que a Homeopatia seja uma moda, a nova tendência em terapia alternativa. Entretanto, essa mentalidade está equivocada! A Homeopatia é uma especialidade reconhecida pela medicina mundial, presente no Brasil desde 1840 e reconhecida como especialidade médica pelo Conselho Federal de Medicina em 1980. Mas, afinal, do se trata esse conceito?  

Desenvolvida pelo médico alemão Samuel Hahnemann no século XVIII, esta nova modalidade de tratamento é baseada no poder curativo de substâncias, todas naturais. A partir da experimentação em si mesmo e em seus discípulos, Hahnemann foi conhecendo e documentando a ação de cada remédio em indivíduos saudáveis. Ele buscava uma diferente forma de cuidar dos enfermos quando, historicamente, a medicina tinha disponível tratamentos com a capacidade de causar mais mal do que bem ao paciente, podendo inclusive levá-lo à morte. Durante seus estudos, Hahnemann também observou que quando diluídos, esses medicamentos teriam seu efeito tóxico diminuído podendo curar sem trazer efeitos maléficos aos doentes.  

Assim, foi criada uma fórmula individualizada de tratamento, tendo base todo o quadro sintomático do paciente, sejam eles sintomas, mentais e/ou físicos e que segue 4 princípios básicos. São eles:  

  • Lei do semelhante  
    As substâncias capazes de gerar sintomas específicos no homem sadio, são as mesmas que curam o enfermo que apresente sintomas semelhantes durante a doença. Esse princípio foi proposto por Hipócrates e estudado profundamente por Hahnemann. 
  • Experimentação no homem são 
    Cada medicamento é experimentado por pessoas saudáveis, e a partir dos sintomas apresentados por elas, fica conhecido o poder de cura de cada substância. Não são usados animais nesse processo por acreditar-se que cada espécie possui uma reação própria. 
  • Doses mínimas 
    Durante sua prática, Hahnemann observou que mesmo com doses menores ou mínimas, a ação do medicamento permanecia e as agravações dos sintomas eram menos frequentes sem piora do quadro geral dos pacientes.  
  • Medicamento único 
    Por fim, apenas um medicamento homeopático deve ser usado a cada vez para que sua ação possa ser claramente observada e se necessário, mudanças podem ser feitas.    

Como funciona o tratamento homeopático?  

A consulta homeopática é o primeiro passo. Assim, para o tratamento ideal, é necessário que o médico avalie o histórico, as condições clínicas do paciente e seu quadro sintomático. O objetivo é reunir dados que permitam encontrar o Simillimum da pessoa. Em outras palavras, buscar aquele medicamento que produziu em um indivíduo saudável durante a experimentação, o mesmo conjunto de sintomas que o paciente que está sendo avaliado esteja apresentando. 

Após essa análise, um remédio homeopático será prescrito e deverá ser manipulado em uma farmácia homeopática podendo ser em gotas ou glóbulos.   

6 motivos para aderir ao tratamento homeopático 

Gripe, dores de cabeça, problemas menstruais: esse e outros problemas podem ser tratados com a Homeopatia. Ao longo do tratamento homeopático, o paciente vai sentindo uma melhora global da sua saúde, melhorando assim outros aspectos como qualidade do sono, humor, problemas comportamentais. Para prevenir e tratar doenças, fique por dentro dos principais benefícios oferecidos por essa terapia:  

1. Menor suscetibilidade ao adoecimento 

A modalidade não é indicada apenas para amenizar enfermidades. A Homeopatia consegue agir de maneira global fazendo com que o indivíduo fique cada vez menos susceptível ao adoecimento.  

2. Alternativa acessível

Os remédios homeopáticos possuem alta durabilidade, são fáceis de encontrar e ainda, tem um preço mais acessível.

3. Remédio natural 

A Homeopatia trabalha em medicamentos de procedência 100% natural, elaborados a partir da extração de substâncias minerais, animais e vegetais.  

4. Tratamento seguro 

Justamente por ser natural, o tratamento ocorre de maneira gradual e suave sem efeitos tóxicos. 

5. Não existem contra indicações  

Sem riscos, a Homeopatia pode ser adotada por qualquer pessoa, desde bebês, gestantes e lactantes até adultos e idosos.  

6. Tratamento integrado 

A Homeopatia não interfere no tratamento alopático, podendo ser utilizado simultaneamente. 

Adote a Homeopatia na sua vida! 

Gostou de conhecer mais sobre essa especialidade médica? Saiba que esses são apenas alguns dos benefícios oferecidos pela Homeopatia. Quer saber mais? Entre em contato com a médica homeopata Angélica Pacheco e agende sua consulta!