Embora a população brasileira seja constantemente “bombardeada” com informações sobre medidas preventivas contra a replicação do mosquito Aedes aegypti, todos os anos a Dengue se torna uma epidemia, causando sintomas de variadas intensidades em adultos e crianças. Porém, por ser uma doença viral, o tratamento da Dengue baseia-se em medidas de suporte aos sintomas e às disfunções orgânicas decorrentes do quadro (como a queda de plaquetas), sendo a Homeopatia uma forma eficaz, natural e livre de efeitos colaterais de ajudar na recuperação do indivíduo.

Entendendo a Dengue

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 500 milhões de pessoas nas Américas correm o risco de contrair Dengue, uma doença causada por quatro sorotipos diferentes de vírus, o DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4, que são transmitidos aos seres humanos pela picada de mosquitos fêmeas infectados, principalmente o Aedes aegypti – vetor responsável também pela transmissão de Zika e Chikungunya. 

Essa doença é considerada endêmica em muitas regiões tropicais e subtropicais do mundo, incluindo o Brasil, onde a maioria dos casos ocorre no primeiro semestre do ano. Assim, pessoas com os seguintes sintomas e que moram ou tenha viajado recentemente para áreas endêmicas devem ser avaliadas como suspeita de Dengue:

  • Febre com duração de 2 a 7 dias;
  • Dores musculares ou articulares;
  • Dor de cabeça ou “atrás dos olhos”; 
  • Manchas avermelhadas na pele.

Na maioria dos casos, os sintomas melhoram com repouso e hidratação adequada, mas em alguns pacientes – principalmente nos mais fragilizados – a Dengue pode evoluir para uma forma mais grave, conhecida como Dengue hemorrágica, que pode causar sangramento, choque e ser potencialmente fatal.

O Tratamento tradicional da Dengue

O tratamento convencional da Dengue é focado no controle dos sintomas e suporte para que o próprio sistema imunológico do paciente combata o vírus. Assim, o tratamento da Dengue não complicada consiste em:

  • Hidratação;
  • Controle da febre;
  • Repouso;
  • Analgesia para controle da dor.

Porém, todo paciente diagnosticado com Dengue deve procurar atendimento médico imediatamente se notar intensificação ou refratariedade dos sintomas, ou se notar surgimento de novos sinais, como sangramento ativo ou fraqueza.

O que é Homeopatia?

A Homeopatia é uma especialidade médica que colabora com o tratamento da Dengue e de inúmeras outras condições por oferecer terapias alternativas e complementares à medicina tradicional. Essa abordagem parte do pressuposto de que uma substância que causa sintomas semelhantes a uma doença em uma pessoa saudável pode ser usada para tratar esses mesmos sintomas em uma pessoa doente. Para isso, substâncias naturais de origem mineral, animal ou vegetal são cuidadosamente escolhidas para cada paciente com o intuito de ajudar o corpo a recuperar sua habilidade própria de cura e assim combater agentes patológicos, como o vírus da Dengue. No preparo da medicação, essas substâncias são altamente diluídas e passam por um processo conhecido como “dinamização”, que potencializa os efeitos terapêuticos ao mesmo tempo em que minimiza os efeitos colaterais no tratamento da Dengue e de diversas outras condições.

Homeopatia no Tratamento da Dengue

A Homeopatia tem sido explorada como uma abordagem alternativa no tratamento da Dengue, e frequentemente prescrita como um complemento ao tratamento médico convencional – e não como um substituto. Pacientes que optam por aderir à Homeopatia devem fazê-lo sob a orientação de um profissional de saúde qualificado, o médico homeopata, que pode avaliar a adequação e a segurança dessa abordagem em seu caso específico.

Essa individualização se faz necessária porque o tratamento homeopático é específico e pode variar de acordo com os sintomas e características de cada paciente, sendo fundamental prezar pela segurança de cada um. Então, entre em contato com a Dra. Angélica Pacheco, homeopata em Uberlândia, e conheça os benefícios da Homeopatia na prevenção de doenças e no tratamento da Dengue.