Você costuma suar de forma desproporcional embaixo dos braços mesmo em momentos tranquilos? Pode ser que você sofra de hiperidrose axilar. Já ouviu falar desse problema? Essa condição não oferece riscos para a saúde, mas ainda sim pode ser uma situação muito desconfortável!
O suor excessivo embaixo dos braços pode ser, muitas vezes, associado a falta de higiene. Entretanto, essa é uma condição involuntária do corpo, que causa constrangimento para a pessoa e até mesmo maus odores nas axilas e pode estar relacionada a vários fatores.
Felizmente, atualmente já existem tratamentos para essa condição. A aplicação da toxina botulínica, o popular Botox, é uma opção de tratamento que controla a produção de suor localizado, garantindo uma vida mais plena para quem sofre de hiperidrose axilar. Entenda o que é essa condição e saiba como tratá-la!
A transpiração é uma função normal do corpo humano que tem como objetivo diminuir a temperatura corporal. A sudorese excessiva em regiões como a axila é caracterizada como uma disfunção que ocorre nas glândulas sudoríparas, responsáveis pela produção de suor. A condição se caracteriza pela quantidade elevada de suor, acima dos níveis considerados normais para os parâmetros fisiológicos mesmo em situações de repouso.
A hiperidrose pode aparecer em qualquer estágio da vida e não apenas na axila, mas também em locais como mãos, pés, barriga e costas. A causa pode ser genética e nesse caso se iniciar na infância ou adolescência, ou ainda, estar relacionada a alterações emocionais, obesidade, distúrbios hormonais ou neurológicos, estresse ou efeitos colaterais de alguns medicamentos.
Apesar do Botox ser muito utilizado para finalidades estéticas, ele também pode ser utilizado no tratamento da hiperidrose. A toxina botulínica, substância produzida a partir da bactéria Clostridium botulinum, age inibindo a ação das glândulas sudoríparas e, consequentemente, diminuindo a produção excessiva de suor.
O método de aplicação é bastante simples: a substância é injetada em pontos específicos da axila em uma única sessão, realizada em consultório. No entanto, apesar de seus benefícios, o efeito do Botox não é permanente. Dentro de seis a nove meses as aplicações devem ser refeitas. Caso contrário, o problema poderá retornar com os mesmos sintomas.
Uma outra opção para tratamento da sudorese excessiva é a cirurgia conhecida como simpatectomia. Mas, além de ser um procedimento invasivo, às vezes, a operação não consegue reduzir o suor da forma eficaz ou ainda, pode levar à hiperidrose compensatória, fazendo com que outras áreas do corpo comecem a apresentar níveis aumentados de transpiração. Confira 6 benefícios do Botox para a hiperidrose axilar:
Como qualquer procedimento injetável, a aplicação do Botox pode deixar manchas roxas temporárias na região das axilas. Por isso, converse com seu médico antes de se submeter a esse, ou qualquer outro procedimento.
Quaisquer dúvidas sobre a hiperidrose axilar podem ser esclarecidas com a Dra. Angélica Pacheco. Agende já sua consulta!
A fibromialgia é uma condição que está ficando cada vez mais conhecida, apesar dos desafios…
Muitas recomendações da Homeopatia para a saúde da mulher não são conhecidas, inclusive para aquelas…
Nos últimos anos, a busca por alternativas mais suaves e com menos efeitos colaterais tem…
A saúde reprodutiva é um aspecto fundamental do bem-estar geral de toda mulher. Manter o…
Toda mulher, em algum momento da vida, terá que lidar com os impactos negativos dos…
O período pós-parto é um momento de grandes transformações na vida de uma mulher. Além…
Este site usa cookies e serviços de terceiros. Ao clicar em "ACEITAR" você confirma que está de acordo com nossa Política de Privacidade