É cada vez mais comum que pessoas jovens, principalmente entre os 25 e 30 anos, busquem procedimentos estéticos que ajudem a prevenir e a retardar o processo de envelhecimento da pele, especialmente as marcas faciais de expressão. Nesse sentido, a aplicação de Botox preventivo na região da face tem ganhado mais espaço.
Esse é um procedimento simples e que pode ser realizado a cada quatro ou seis meses para garantir melhores resultados. Além disso, é fundamental que a aplicação seja sempre realizada por um médico dermatologista.
O que é o Botox preventivo?
O Botox preventivo é um procedimento com fins estéticos, realizado por um médico, visando prevenir o aparecimento de rugas e a permanência das marcas de expressão decorrentes dos movimentos repetitivos da mímica facial e do processo natural de envelhecimento.
O procedimento é realizado no consultório e consiste na aplicação da toxina botulínica em áreas estratégicas, como na testa, região dos olhos e das sobrancelhas, pescoço e contorno do rosto. Porém, a região exata a ser tratada depende de cada pessoa e das especificidades da pele e da musculatura facial de cada paciente.
Após ser aplicada, a toxina botulínica promove um relaxamento e paralisia temporária da musculatura, impedindo assim que as linhas de expressão ocasionem marcas profundas na pele.
Como o procedimento funciona?
A toxina botulínica começará sua ação 24 horas após sua aplicação nas áreas predefinidas. Para isso é utilizada uma agulha bem fininha. Visando maior tranquilidade e conforto é possível utilizar gelo ou anestésico tópico de acordo com o limiar de dor de cada paciente.
A reaplicação do Botox preventivo é recomendada geralmente a cada seis meses, sendo que algumas pessoas podem se beneficiar de uma nova aplicação em quatro meses.
Quando fazer Botox preventivo?
Por volta dos 25 anos os tecidos da pele já começam a sofrer alterações que impactam a estética, principalmente porque há uma diminuição na produção de colágeno pelos fibroblastos. Com isso, é comum que as marcas de expressão se tornem mais frequentes e a pele, mais flácida. Portanto, o Botox preventivo é indicado principalmente para pessoas entre 25 e 30 anos que apresentem, naturalmente, movimentos faciais exagerados e queiram evitar o aparecimento das marcas de expressão. Os movimentos das expressões faciais são involuntários e fazem parte da característica de cada personalidade.
Há, também, uma indicação específica de Botox preventivo para pessoas que realizam atividade física intensa, pois são pacientes que costumam ter uma mímica facial mais forte e acentuada. Também podem se beneficiar do procedimento as pessoas que são tabagistas há muitos anos ou que se expõem muito ao sol sem o uso de filtro solar.
É preciso se atentar também às situações que contraindicam a realização desse procedimento, que são: gestação e pacientes que tenham doenças autoimunes e/ou neuromusculares, tal como miastenia gravis e esclerose lateral amiotrófica (ELA).
Cuidados após o procedimento
Após a realização do Botox preventivo é recomendado que a pessoa permaneça em posição ereta — sentada ou de pé — por pelo menos quatro horas e que nesse mesmo período não faça massagens faciais.
Outros cuidados após o procedimento envolvem:
● Não realizar atividade física por 24 horas;
● Utilizar filtro solar regularmente, preferencialmente aquele indicado por seu médico;
● Evitar exposição ao sol caso apareça algum hematoma decorrente do procedimento;
- Não realizar limpeza de pele com movimentos exagerados por 24 horas;
- Não ingerir bebida alcóolica por 24 horas.
O paciente que desejar pode realizar outros procedimentos em conjunto com o Botox para estimular a produção de colágeno e assim, garantir um aspecto mais tonificado e rejuvenescido à pele.
Agende sua avaliação e faça um Botox preventivo
Se você tem interesse em realizar um Botox preventivo, entre em contato agora e agende sua avaliação com a Dra. Angélica Pacheco.