O climatério é a fase da vida feminina que precede a menopausa. Normalmente, tem início por volta dos 40 anos, trazendo consigo mudanças nas taxas hormonais, que impactam a parte física e emocional da mulher em maior ou menor grau, de acordo com as suas características individuais.
Os principais sintomas percebidos pela mulher no climatério
As intensas variações hormonais que ocorrem ao longo do climatério levam a mulher a sentir diversos sintomas que, na maioria dos casos, não começam de forma brusca e podem ocorrer em diferentes intensidades. Os sintomas mais comuns são:
- Ansiedade;
- Aumento de peso;
- Aumento da porosidade dos ossos;
- Ciclos menstruais irregulares;
- Depressão;
- Desconforto durante as relações sexuais;
- Dores articulares;
- Fadiga;
- Fogachos;
- Hipersonia;
- Insônia;
- Mudanças nas mamas;
- Perda da elasticidade da pele;
- Perda da lubrificação vaginal;
- Perda de libido;
- Sudorese excessiva;
- Tonturas;
- Transpirações;
- Variações de humor.
O que é a menopausa?
A irregularidade do ciclo menstrual é um dos sintomas comuns às mulheres ao longo do climatério. As menstruações ficam cada vez espaçadas até que, em torno dos 50 anos, em média, ocorre a última menstruação. Essa última menstruação é chamada menopausa.
É importante observar que, mesmo após a menopausa, as variações hormonais continuam acontecendo fazendo com que as alterações observadas durante o climatério perdurem por mais alguns anos para a maioria das mulheres e, aos poucos, irão desaparecendo assim como surgiram.
Como tratar os distúrbios do climatério com a Homeopatia?
A Homeopatia pode ser uma grande aliada no tratamento dos distúrbios que acometem a mulher ao longo do climatério ajudando-a a enfrentar os diversos sofrimentos comuns nessa etapa da vida.
Como visto anteriormente, as variadas queixas que acometem a mulher durante o climatério estão relacionadas aos diversos sistemas orgânicos. Há alterações ocorrendo no sistema genital, no sistema osteomuscular, no sistema nervoso e endócrino.
A maneira peculiar da Homeopatia de olhar a paciente integralmente permite que todas essas queixas sejam consideradas e tratadas. A partir da totalidade sintomática apresentada por cada mulher, dentro de sua individualidade, será prescrito um medicamento seguindo o princípio da semelhança, importante pilar da Homeopatia.
Como é feita a consulta homeopática?
A prescrição do medicamento homeopático é feita de forma personalizada por um médico homeopata. Cada mulher possui características próprias, além de um conjunto específico de sintomas que serão a base para a escolha do remédio mais indicado para cada caso.
Serão considerados os sintomas, as reações e mudanças – físicas ou emocionais – que estão sendo sentidas nesse momento, e também, o histórico clínico individual e familiar de cada paciente.
Se você está tendo a sua rotina afetada pelas alterações hormonais tão comuns durante o climatério, entre em contato e agende sua consulta com a médica homeopata Angélica Pacheco. Cuide-se!