O problema estético das olheiras
Já conversamos aqui no blog sobre um incômodo estético que afeta tanto homens quanto mulheres: os diferentes tipos de olheiras. Elas consistem em marcas profundas na região dos olhos. Sua coloração é formada pela grande concentração de vasos sanguíneos ou melanina na pálpebra inferior.
Tipos de Olheiras
Olheiras Pigmentares
Na maioria dos casos, o aparecimento das olheiras possui raízes genéticas. Elas possuem uma tipologia própria, distinguindo-se entre pigmentares, estruturais, vasculares e mistas. A olheira pigmentar é causada pelo excesso do depósito de melanina na pele. Geralmente, esse tipo de olheira apresenta tonalidades acastanhadas e costuma aparecer em pessoas de fototipo alto, com tendência genética para o desenvolvimento de olheiras ou com rinite alérgica.
Olheiras Estruturais
O segundo tipo, de caráter estrutural, é mais raro, e surge graças à presença de goteiras lacrimais profundas ou pela falta de tecido abaixo dos olhos, permitindo que o músculo que está por baixo da pele seja ressaltado.
Olheiras Vasculares
Já as olheiras vasculares são aquelas causadas pelo acúmulo de hemossiderina ou pelo aumento de vasos sanguíneos na região dos olhos. Elas possuem tons mais frios, podendo ser azulados, arroxeados ou avermelhados, devido à coloração do pigmento sanguíneo. Tendem a aparecer após noites mal dormidas ou momentos de cansaço.
Olheiras Mistas
A olheira mista é o tipo mais comum, aparecendo quando há a soma de um ou mais fatores que causam a alteração, sendo agravadas por motivos como tabagismo, álcool e noites mal dormidas.
Fatores Contribuintes para os diferentes tipos de olheiras
Além dos fatores genéticos e fisiológicos, aspectos relacionados aos hábitos individuais também podem contribuir para o aparecimento de olheiras, como por exemplo o sono irregular, alimentação desregrada, sedentarismo e ingestão reduzida de água.
Tratamentos e Considerações
As técnicas utilizadas para o tratamento das olheiras são inúmeras, variando principalmente entre luz intensa pulsada, peelings químicos e preenchimento – que, a depender de cada caso, poderão ser aplicados de maneira combinada ou individual. Vale ressaltar que apenas um profissional especializado é capaz de identificar os tipos de olheiras e realizar os procedimentos estéticos indicados para cada quadro.