Conheça os diferentes tipos de olheiras

28 de janeiro de 2019

Conheça os diferentes tipos de olheiras

Já conversamos aqui no blog sobre um incômodo estético que afeta tanto homens quanto mulheres: as olheiras. Elas consistem em marcas profundas na região dos olhos. Sua coloração é formada pela grande concentração de vasos sanguíneos ou melanina na pálpebra inferior.

Na maioria dos casos, o aparecimento das olheiras possui raízes genéticas. Elas possuem uma tipologia própria, distinguindo-se entre pigmentares, estruturais, vasculares e mistas.

A olheira pigmentar é causada pelo excesso do depósito de melanina na pele. Geralmente, esse tipo de olheira apresenta tonalidades acastanhadas e costuma aparecer em pessoas de fototipo alto, com tendência genética para o desenvolvimento de olheiras ou com rinite alérgica.

O segundo tipo, de caráter estrutural, é mais raro, e surge graças à presença de goteiras lacrimais profundas ou pela falta de tecido abaixo dos olhos, permitindo que o músculo que está por baixo da pele seja ressaltado.

Já as olheiras vasculares são aquelas causadas pelo acúmulo de hemossiderina ou pelo aumento de vasos sanguíneos na região dos olhos. Elas possuem tons mais frios, podendo ser azulados, arroxeados ou avermelhados, devido à coloração do pigmento sanguíneo. Tendem a aparecer após noites mal dormidas ou momentos de cansaço.

A olheira mista é o tipo mais comum, aparecendo quando há a soma de um ou mais fatores que causam a alteração, sendo agravadas por motivos como tabagismo, álcool e noites mal dormidas.

Além dos fatores genéticos e fisiológicos, aspectos relacionados aos hábitos individuais também podem contribuir para o aparecimento de olheiras, como por exemplo o sono irregular, alimentação desregrada, sedentarismo e ingestão reduzida de água.

As técnicas utilizadas para o tratamento das olheiras são inúmeras, variando principalmente entre luz intensa pulsada, peelings químicos e preenchimento – que, a depender de cada caso, poderão ser aplicados de maneira combinada ou individual. Vale ressaltar que apenas um profissional especializado é capaz de identificar os tipos de olheiras e realizar os procedimentos estéticos indicados para cada quadro.

Venha conhecer a clinica e o melhor tratamento lhe será indicado.

Dermatologia Estética, Tratamentos Faciais , , , , ,
WhatsApp | Dra. Angélica Pacheco - Dermatologia Estética
WhatsApp
close-image