AGENDE SUA AVALIAÇÃO
Dra. Angélica Pacheco

Do cansaço à genética: como lidar com as olheiras?

Hoje falaremos sobre um pequeno incômodo facial que impacta pacientes independentemente do gênero ou da idade: as olheiras. Embora associadas ao cansaço e às poucas horas de sono, esse desconforto estético pode ter outras causas. Elas são decorrentes do acúmulo de um derivado sanguíneo (hemossiderina), acúmulo do pigmento natural que dá cor à pele (melanina) ou ainda serem decorrentes da presença de um sulco nesta região (goteira lacrimal).

Predisposição genética para olheiras

Fatores como a predisposição genética, a profundidade das calhas lacrimais sob os olhos, a quantidade de veias azuis na área dos olhos, a ausência de proteção solar, problemas na circulação sanguínea e alergias também são causas ligadas ao aparecimento das olheiras. Vale ressaltar que elas podem estar presentes de maneira individual ou conjunta.

Como o cansaço interfere?

O cansaço desempenha um papel significativo no desenvolvimento de olheiras devido a uma série de fatores interligados. Quando uma pessoa está cansada, é mais provável que a circulação sanguínea ao redor dos olhos diminua, resultando em uma palidez na área. Além disso, a fadiga pode levar a uma dilatação dos vasos sanguíneos, tornando as veias sob a pele mais proeminentes. Isso pode resultar em uma aparência mais escura e sombria sob os olhos.

A falta de sono e o cansaço crônico podem levar a um aumento na retenção de líquidos, o que pode causar inchaço na região periocular, tornando as olheiras ainda mais pronunciadas. Portanto, o cansaço prolongado e a falta de descanso adequado podem contribuir significativamente para o aparecimento e agravamento das olheiras, afetando negativamente a aparência da pele ao redor dos olhos.

Procure ajuda de um especialista!

Identificar as causas é o primeiro passo para começar um tratamento eficaz, já que ele dependerá deste conhecimento, podendo ser único ou combinado. A indústria farmacêutica conta com uma infinidade de cosméticos vitaminados que auxiliam na melhora da circulação, reduzindo o inchaço e amenizando o pigmento escuro das olheiras. Para os casos de sulco ou “goteira lagrimal”, o tratamento recomendado é o preenchimento utilizando-se o ácido hialurônico.

Quer se livrar deste pequeno incômodo? Consulte um especialista e descubra qual o tratamento mais adequado ao seu quadro!

Dra. Angélica Pacheco

A Dra. Angélica Pacheco é Médica e possui formação acadêmica em Dermatologia Cosmética com Pós-Graduação em Dermatologia e Ênfase em Cosmiatria. Atende na Clínica Med Square que se encontra em local de fácil acesso e com uma estrutura física moderna e extremamente confortável,  no bairro Jardim Karaíba, Uberlândia / MG.

Posts recentes

Tratamento homeopático para rinite alérgica: como aliviar os sintomas e respirar melhor

Você sente que vive com o nariz entupido, espirrando sem parar ou com coceira constante…

15 de maio de 2025

Homeopatia e a autoestima: cuidados integrados para corpo e mente

A autoestima está diretamente ligada à forma como nos sentimos física e emocionalmente. Quando o…

24 de abril de 2025

Homeopatia para problemas digestivos: saiba mais

Muitas pessoas sofrem com problemas digestivos que afetam sua qualidade de vida, como refluxo e…

9 de abril de 2025

Homeopatia no equilíbrio feminino: tratamento para mulheres idosas

O corpo feminino passa por diversas transformações ao longo da vida, e na terceira idade,…

27 de março de 2025

Homeopatia no pós-parto: benefícios para a recuperação da mulher

O período pós-parto é uma fase de intensas transformações físicas e emocionais para a mulher.…

11 de março de 2025

Homeopatia para enxaquecas: alívio de dores de cabeça

A enxaqueca é um problema que afeta milhões de pessoas, principalmente mulheres. Mais do que…

27 de fevereiro de 2025
AGENDE SUA AVALIAÇÃO

Este site usa cookies e serviços de terceiros. Ao clicar em "ACEITAR" você confirma que está de acordo com nossa Política de Privacidade