AGENDE SUA AVALIAÇÃO
Dra. Angélica Pacheco

Do cansaço à genética: como lidar com as olheiras?

Hoje falaremos sobre um pequeno incômodo facial que impacta pacientes independentemente do gênero ou da idade: as olheiras. Embora associadas ao cansaço e às poucas horas de sono, esse desconforto estético pode ter outras causas. Elas são decorrentes do acúmulo de um derivado sanguíneo (hemossiderina), acúmulo do pigmento natural que dá cor à pele (melanina) ou ainda serem decorrentes da presença de um sulco nesta região (goteira lacrimal).

Predisposição genética para olheiras

Fatores como a predisposição genética, a profundidade das calhas lacrimais sob os olhos, a quantidade de veias azuis na área dos olhos, a ausência de proteção solar, problemas na circulação sanguínea e alergias também são causas ligadas ao aparecimento das olheiras. Vale ressaltar que elas podem estar presentes de maneira individual ou conjunta.

Como o cansaço interfere?

O cansaço desempenha um papel significativo no desenvolvimento de olheiras devido a uma série de fatores interligados. Quando uma pessoa está cansada, é mais provável que a circulação sanguínea ao redor dos olhos diminua, resultando em uma palidez na área. Além disso, a fadiga pode levar a uma dilatação dos vasos sanguíneos, tornando as veias sob a pele mais proeminentes. Isso pode resultar em uma aparência mais escura e sombria sob os olhos.

A falta de sono e o cansaço crônico podem levar a um aumento na retenção de líquidos, o que pode causar inchaço na região periocular, tornando as olheiras ainda mais pronunciadas. Portanto, o cansaço prolongado e a falta de descanso adequado podem contribuir significativamente para o aparecimento e agravamento das olheiras, afetando negativamente a aparência da pele ao redor dos olhos.

Procure ajuda de um especialista!

Identificar as causas é o primeiro passo para começar um tratamento eficaz, já que ele dependerá deste conhecimento, podendo ser único ou combinado. A indústria farmacêutica conta com uma infinidade de cosméticos vitaminados que auxiliam na melhora da circulação, reduzindo o inchaço e amenizando o pigmento escuro das olheiras. Para os casos de sulco ou “goteira lagrimal”, o tratamento recomendado é o preenchimento utilizando-se o ácido hialurônico.

Quer se livrar deste pequeno incômodo? Consulte um especialista e descubra qual o tratamento mais adequado ao seu quadro!

Dra. Angélica Pacheco

A Dra. Angélica Pacheco é Médica e possui formação acadêmica em Dermatologia Cosmética com Pós-Graduação em Dermatologia e Ênfase em Cosmiatria. Atende na Clínica Med Square que se encontra em local de fácil acesso e com uma estrutura física moderna e extremamente confortável,  no bairro Jardim Karaíba, Uberlândia / MG.

Posts recentes

Autonomia e vitalidade: cuidados homeopáticos para mulheres acima dos 60

Com o passar dos anos, é comum que atividades antes simples, como subir escadas ou…

4 de outubro de 2025

Transtornos de humor femininos: caminhos possíveis com a Homeopatia

Você já percebeu como oscilações de humor, episódios de tristeza ou irritabilidade podem surgir sem…

17 de setembro de 2025

Despedida dos filhos: como a Homeopatia acolhe mulheres nessa fase

A despedida dos filhos de casa é um momento carregado de emoções contraditórias. Você já…

3 de setembro de 2025

Como a Homeopatia pode suavizar os impactos emocionais da TPM

Você já notou como mudanças de humor, irritabilidade ou tristeza podem surgir nos dias que…

25 de agosto de 2025

Alívio natural para dores articulares: o que esperar do tratamento homeopático

Você já sentiu aquele incômodo persistente nos joelhos ao descer as escadas, aquela rigidez nos…

11 de agosto de 2025

A força da homeopatia para dores crônicas no alívio diário sem medicação forte

Conviver com dor diariamente não é normal, embora muitas pessoas já tenham se acostumado com…

24 de julho de 2025
AGENDE SUA AVALIAÇÃO

Este site usa cookies e serviços de terceiros. Ao clicar em "ACEITAR" você confirma que está de acordo com nossa Política de Privacidade