Você já deve ter reparado no rosto de uma celebridade ou até mesmo de uma amiga que, de repente, parece muito mais belo e harmônico – ainda que não tenham havido mudanças drásticas na totalidade da face. A essa “mágica” a dermatologia estética dá o nome de harmonização facial.
A harmonização facial consiste em um conjunto de procedimentos estéticos aplicados com a intenção de restaurar ou melhorar a harmonia entre os elementos do rosto. Os procedimentos podem englobar lábios, sulcos faciais, olheiras e principalmente os músculos de expressão faciais.
O profissional responsável pela harmonização é responsável pela análise do rosto como um todo, trabalhando com a proporção natural e utilizando-a para melhorar a estética facial – só assim os resultados serão satisfatórios e poderão garantir ganhos significativos para a autoestima do paciente.
Graças à evolução dos procedimentos estéticos, a harmonização facial tem sido cada vez mais procurada, já que os resultados têm demonstrado excelência e surpreendido positivamente os pacientes.
O principal procedimento utilizado na harmonização facial é a aplicação de preenchedores. Neste procedimento, o ácido hialurônico é a substância mais utilizada – graças a sua capacidade de ser totalmente absolvida e de preencher áreas da face que perderam o volume com o processo de envelhecimento ou mesmo para dar volume, como é o caso do preenchimento labial. Entre os procedimentos relacionados ao rejuvenescimento estão a toxina botulínica, a Luz Intensa Pulsada, os peelings químicos, o Skinbooster e o microagulhamento.
É válido ressaltar a importância do especialista na aplicação e manuseio dos procedimentos estéticos que compõem a harmonização facial. Só um profissional da área será capaz de detectar os procedimentos adequados para o seu rosto, bem como apresentar os detalhes como os tipos de preenchedores utilizados, número de sessões do procedimento indicado e etc. Lembre-se que, na dermatologia estética, um pequeno exagero é capaz de desarmonizar todo o rosto ou mesmo causar danos irremediáveis à pele.