AGENDE SUA AVALIAÇÃO

Hiperidrose: como lidar com esta incômoda condição

O verão está chegando e, com ele, as altas temperaturas e intensas ondas de calor aliadas à umidade típica da estação. Combinação perfeita para a sudorese em excesso – principalmente para aqueles que sofrem de uma condição denominada hiperidrose, que provoca suor excessivo até mesmo sem a movimentação do corpo.

Em condições normais, o suor é uma maneira de controlar a temperatura de nossos corpos – por isso, é comum quando se está com calor, praticando exercícios físicos ou mesmo em situações de nervosismo e tensão. A hiperidrose, no entanto, ocorre mesmo na ausência desses fatores. Ela está relacionada ao hiperfuncionamento das glândulas sudoríparas, e suas causas são variadas, dependendo de fatores emocionais, hereditários ou doenças.

A hiperidrose pode afetar diferentes regiões do corpo, como axilas, palmas das mãos, rosto, cabeça, plantas dos pés e virilha. Os pacientes diagnosticados com esta condição costumam relatar desconforto, ansiedade e constrangimento.

Existem dois diagnósticos possíveis de hiperidrose: primária focal e secundária generalizada. A primeira costuma aparecer na infância ou adolescência, geralmente, nas mãos, pés, axilas, cabeça ou rosto. Já a hiperidrose secundária generalizada é causada por uma condição médica ou como efeito colateral após o uso de algum medicamento. Ao contrário da focal primária, as pessoas com a secundária suam em todas as áreas do corpo ou em regiões incomuns.

Determinando-se o tipo de hiperidrose, é possível dar início ao tratamento. Alguns casos podem ser tratados com produtos tópicos, como antitranspirantes de fórmulas mais fortes. Em outras situações, a toxina botulínica tem aparecido como uma alternativa mais eficiente, principalmente para a hiperidrose axilar. Depois de aplicada, ela bloqueia temporariamente a sudorese.

Consulte um especialista e descubra o tratamento mais adequado para o seu diagnóstico!

Dra. Angélica Pacheco

A Dra. Angélica Pacheco é Médica e possui formação acadêmica em Dermatologia Cosmética com Pós-Graduação em Dermatologia e Ênfase em Cosmiatria. Atende na Clínica Med Square que se encontra em local de fácil acesso e com uma estrutura física moderna e extremamente confortável,  no bairro Jardim Karaíba, Uberlândia / MG.

Posts recentes

Convivendo com psoríase ou eczema? Veja como a homeopatia pode auxiliar!

Conviver com doenças de pele crônicas como psoríase e eczema pode ser um grande desafio.…

3 de dezembro de 2025

Respirar melhor: como a homeopatia contribui no controle da asma

Respirar é algo tão natural que, muitas vezes, só percebemos sua importância quando sentimos dificuldade.…

19 de novembro de 2025

Crianças com altas habilidades: como a homeopatia oferece suporte emocional e equilíbrio?

Nos últimos anos, há um aumento crescente no número de crianças com altas habilidades, também…

10 de novembro de 2025

Comportamentos desafiadores em crianças: Homeopatia como apoio complementar

Você já viveu momentos de tensão ao ver seu filho perder o controle numa birra…

18 de outubro de 2025

Autonomia e vitalidade: cuidados homeopáticos para mulheres acima dos 60

Com o passar dos anos, é comum que atividades antes simples, como subir escadas ou…

4 de outubro de 2025

Transtornos de humor femininos: caminhos possíveis com a Homeopatia

Você já percebeu como oscilações de humor, episódios de tristeza ou irritabilidade podem surgir sem…

17 de setembro de 2025
AGENDE SUA AVALIAÇÃO

Este site usa cookies e serviços de terceiros. Ao clicar em "ACEITAR" você confirma que está de acordo com nossa Política de Privacidade