De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país com mais casos de ansiedade do mundo. Fruto da preocupação e medo excessivo, a patologia é extremamente prejudicial para aqueles que precisam lidar diariamente com seus sintomas. Confira a seguir um pouco mais sobre a Homeopatia e a ansiedade, e como funciona este tratamento.
Entenda o que é a ansiedade!
A ansiedade é um fenômeno natural ao ser humano. Ela é responsável por estimular a pessoa a entrar em ação em situações comuns do dia a dia, mas quando sentida em excesso, pode trazer grande desconforto ao se realizar simples tarefas cotidianas e se torna uma patologia que altera o funcionamento físico e emocional. Atividades como trabalho, estudo, sono e relacionamentos familiares são algumas áreas que podem ser afetadas.
Sendo assim, os transtornos de ansiedade estão relacionados às experiências de vida e funcionamento do corpo. A pessoa pode se sentir ansiosa sem nenhum motivo explícito diariamente ou esporadicamente, e apresentar sensações que podem ser tão fortes, causando, em alguns casos, a sensação de imobilidade. O transtorno apresenta-se em intensidades variadas por meio dos seguintes sintomas:
- Medo exagerado de alguma situação ou objeto em particular;
- Preocupações, tensões ou medos exagerados;
- Medo exagerado de ser humilhado publicamente;
- Preocupações exageradas com saúde, família, trabalho ou dinheiro;
- Sensação contínua de que um desastre ou algo ruim acontecerá;
- Pavor depois de uma situação muito difícil;
- Falta de controle sobre os pensamentos, atitudes e imagens que se repetem independentemente da vontade.
A ansiedade não afeta apenas os adultos!
Engana-se quem imagina que o transtorno afeta somente os adultos. Ao se considerar a faixa etária infanto-juvenil, acredita-se que 10% dessa população tenha diagnóstico de ansiedade em algum grau. Esses dados são apresentados pelo Programa de Transtorno de Ansiedade na Infância e Adolescência (PROTAIA) – do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Assim, não é incomum que os pequenos tenham medo excessivo de se perder dos pais, desastres naturais, monstros, tempestades e outros receios que correspondem aos seus conhecimentos sobre o mundo.
Em crianças mais velhas os sintomas podem ser parecidos com os dos adolescentes. Dessa forma, o pequeno sofre ao precisar interagir com professores e colegas. Além disso, a insegurança comum nessa fase da vida pode se acentuar de tal maneira que a criança pode negar-se a ir para a escola e interagir com outras pessoas.
Assim como em outros momentos da vida, quando não tratada corretamente a patologia pode se desenvolver em outras doenças tão sérias quanto o transtorno do pânico e prejudicar definitivamente o desenvolvimento desses indivíduos. Alguns dos sintomas mais comuns da ansiedade nessa fase são os seguintes:
- Distúrbios do sono;
- Destruição de brinquedos e objetos pessoais;
- Tristeza ou apreensão constante com temas além da sua compreensão;
- Isolamento social;
- Problemas digestivos;
- Pesadelos recorrentes;
- Perda de vontade de fazer atividades e brincadeiras que gostava.
A Homeopatia pode combater a ansiedade?
Como formas de tratamento do transtorno de ansiedade, tem-se a psicoterapia e/ou a alopatia. A Homeopatia, por sua vez, surge como uma outra opção complementando a abordagem escolhida ou mesmo como forma única de tratamento. Cada caso deverá ser avaliado e de acordo com a necessidade será acompanhado pelas áreas exigidas.
Além disso, quando a patologia afeta mulheres grávidas, pessoas idosas e crianças, a Homeopatia torna-se o tratamento altamente recomendado graças à sua característica de individualização e por utilizar medicamentos naturais. Usada também para tratar insônia, síndrome do pânico, estresse e depressão, a Homeopatia não causa dependência, é menos agressiva que os tratamentos convencionais e pode ser utilizada em conjunto com medicamentos alopáticos sem interferir em sua ação.
Homeopatia e Ansiedade: como funciona o tratamento?
A Homeopatia busca restabelecer o equilíbrio da energia vital que é responsável por manter o bom funcionamento interno e, consequentemente, a saúde integral do indivíduo. Para isso o médico homeopata levará em consideração os sintomas físicos e mentais apresentados por cada paciente. Entre os sintomas físicos mais comuns em quadros de transtornos de ansiedade pode-se citar:
- Sensação de falta de ar;
- Sensação de aperto no peito;
- Aumento da transpiração;
- Tremores;
- Diarreia;
- Dor abdominal;
- Dor muscular;
- Cefaleia;
- Taquicardia;
- Apetite alterado – aumentado ou diminuído;
- Mal-estar geral.
Entre os sintomas mentais tem-se:
- Sensação de medo;
- Alteração do sono;
- Descontrole emocional;
- Sensação de incapacidade;
- Pensamentos repetitivos;
- Superestimar probabilidade de coisas ruins ocorrerem;
- Entre outros.
Cada paciente apresentará uma combinação pessoal de sintomas. Além dos sintomas próprios da patologia, o médico homeopata considerará também outras características próprias do indivíduo. São essas condutas que determinam a característica individualizante do tratamento homeopático. Pacientes com o mesmo diagnóstico, no caso transtorno de ansiedade, poderão ter a prescrição de remédios completamente diferentes. Entretanto, esses medicamentos estarão intimamente relacionados ao conjunto sintomático de cada um.
A Homeopatia pode ajudar você!
Ao longo deste texto dissemos como a ansiedade pode ser maléfica para aqueles que precisam lidar com seus sintomas diariamente. Isso acontece porque a patologia impede o sujeito de realizar normalmente suas tarefas sem sentir preocupação e medo excessivo. Mostramos também como a pode ser benéfico utilizar a Homeopatia para ansiedade. Gostou de entender mais sobre o tema? Então não deixe entrar em contato para tirar dúvidas e agendar a sua consulta homeopática!