De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país com mais casos de ansiedade do mundo. Fruto da preocupação e medo excessivo, a patologia é extremamente prejudicial para aqueles que precisam lidar diariamente com seus sintomas. Confira a seguir um pouco mais sobre a Homeopatia e a ansiedade, e como funciona este tratamento.
A ansiedade é um fenômeno natural ao ser humano. Ela é responsável por estimular a pessoa a entrar em ação em situações comuns do dia a dia, mas quando sentida em excesso, pode trazer grande desconforto ao se realizar simples tarefas cotidianas e se torna uma patologia que altera o funcionamento físico e emocional. Atividades como trabalho, estudo, sono e relacionamentos familiares são algumas áreas que podem ser afetadas.
Sendo assim, os transtornos de ansiedade estão relacionados às experiências de vida e funcionamento do corpo. A pessoa pode se sentir ansiosa sem nenhum motivo explícito diariamente ou esporadicamente, e apresentar sensações que podem ser tão fortes, causando, em alguns casos, a sensação de imobilidade. O transtorno apresenta-se em intensidades variadas por meio dos seguintes sintomas:
Engana-se quem imagina que o transtorno afeta somente os adultos. Ao se considerar a faixa etária infanto-juvenil, acredita-se que 10% dessa população tenha diagnóstico de ansiedade em algum grau. Esses dados são apresentados pelo Programa de Transtorno de Ansiedade na Infância e Adolescência (PROTAIA) – do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Assim, não é incomum que os pequenos tenham medo excessivo de se perder dos pais, desastres naturais, monstros, tempestades e outros receios que correspondem aos seus conhecimentos sobre o mundo.
Em crianças mais velhas os sintomas podem ser parecidos com os dos adolescentes. Dessa forma, o pequeno sofre ao precisar interagir com professores e colegas. Além disso, a insegurança comum nessa fase da vida pode se acentuar de tal maneira que a criança pode negar-se a ir para a escola e interagir com outras pessoas.
Assim como em outros momentos da vida, quando não tratada corretamente a patologia pode se desenvolver em outras doenças tão sérias quanto o transtorno do pânico e prejudicar definitivamente o desenvolvimento desses indivíduos. Alguns dos sintomas mais comuns da ansiedade nessa fase são os seguintes:
Como formas de tratamento do transtorno de ansiedade, tem-se a psicoterapia e/ou a alopatia. A Homeopatia, por sua vez, surge como uma outra opção complementando a abordagem escolhida ou mesmo como forma única de tratamento. Cada caso deverá ser avaliado e de acordo com a necessidade será acompanhado pelas áreas exigidas.
Além disso, quando a patologia afeta mulheres grávidas, pessoas idosas e crianças, a Homeopatia torna-se o tratamento altamente recomendado graças à sua característica de individualização e por utilizar medicamentos naturais. Usada também para tratar insônia, síndrome do pânico, estresse e depressão, a Homeopatia não causa dependência, é menos agressiva que os tratamentos convencionais e pode ser utilizada em conjunto com medicamentos alopáticos sem interferir em sua ação.
A Homeopatia busca restabelecer o equilíbrio da energia vital que é responsável por manter o bom funcionamento interno e, consequentemente, a saúde integral do indivíduo. Para isso o médico homeopata levará em consideração os sintomas físicos e mentais apresentados por cada paciente. Entre os sintomas físicos mais comuns em quadros de transtornos de ansiedade pode-se citar:
Entre os sintomas mentais tem-se:
Cada paciente apresentará uma combinação pessoal de sintomas. Além dos sintomas próprios da patologia, o médico homeopata considerará também outras características próprias do indivíduo. São essas condutas que determinam a característica individualizante do tratamento homeopático. Pacientes com o mesmo diagnóstico, no caso transtorno de ansiedade, poderão ter a prescrição de remédios completamente diferentes. Entretanto, esses medicamentos estarão intimamente relacionados ao conjunto sintomático de cada um.
Ao longo deste texto dissemos como a ansiedade pode ser maléfica para aqueles que precisam lidar com seus sintomas diariamente. Isso acontece porque a patologia impede o sujeito de realizar normalmente suas tarefas sem sentir preocupação e medo excessivo. Mostramos também como a pode ser benéfico utilizar a Homeopatia para ansiedade. Gostou de entender mais sobre o tema? Então não deixe entrar em contato para tirar dúvidas e agendar a sua consulta homeopática!
Com o passar dos anos, é comum que atividades antes simples, como subir escadas ou…
Você já percebeu como oscilações de humor, episódios de tristeza ou irritabilidade podem surgir sem…
A despedida dos filhos de casa é um momento carregado de emoções contraditórias. Você já…
Você já notou como mudanças de humor, irritabilidade ou tristeza podem surgir nos dias que…
Você já sentiu aquele incômodo persistente nos joelhos ao descer as escadas, aquela rigidez nos…
Conviver com dor diariamente não é normal, embora muitas pessoas já tenham se acostumado com…
Este site usa cookies e serviços de terceiros. Ao clicar em "ACEITAR" você confirma que está de acordo com nossa Política de Privacidade