O uso da Homeopatia em pacientes com artrite tem colaborado para o controle da dor e de outras complicações da doença. Embora pareça uma condição de pouco impacto na vida do paciente, a artrite destrói as articulações de forma irreversível, levando à perda da capacidade funcional e laboral de muitas pessoas, além de perda de produtividade e dor de difícil controle.
O que é artrite?
A artrite é uma condição que provoca inflamação nas articulações, causando dor, rigidez e inchaço, e que pode ser de diversos tipos, sendo a osteoartrite e a artrite reumatoide as mais comuns. A primeira é caracterizada pelo desgaste da cartilagem que reveste as articulações, enquanto a artrite reumatoide é uma doença autoimune que ataca as articulações em si, resultando em inflamação e danos progressivos.
Sintomas da artrite
Os sintomas da artrite podem variar dependendo do tipo, mas geralmente incluem:
- Dor persistente ou intermitente nas articulações afetadas;
- Rigidez articular, principalmente após períodos de inatividade;
- Sinais inflamatórios, como inchaço, vermelhidão e calor nas articulações;
- Diminuição da amplitude de movimento.
Esses sintomas impactam – e muito – a saúde emocional do paciente, que além de ter que aprender a lidar com a dor ou manejá-la com medicamentos, enfrenta, também, a perda progressiva da funcionalidade. Com isso, muitos pacientes precisam renunciar ao trabalho e atividades de lazer, o que causa impactos sociais e econômicos significativos.
Como a Homeopatia pode ajudar no tratamento da artrite?
A Homeopatia oferece uma abordagem alternativa e segura para o tratamento da artrite, ajudando a aliviar os sintomas e a melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Para isso, essa especialidade médica utiliza substâncias naturais altamente diluídas para estimular a resposta de cura do corpo e a recuperação do equilíbrio vital, tendo como centro do tratamento o paciente e suas individualidades físicas e emocionais.
Após uma consulta detalhada, o médico homeopata selecionará a melhor substância a ser prescrita considerando as características e queixas únicas do paciente, que encontra na Homeopatia uma alternativa personalizada ao controle dos sintomas e das complicações da artrite.
O médico homeopata trabalha com a premissa de que as manifestações físicas e psicológicas de uma pessoa são uma coisa só, de tal forma que o tratamento também deve ser voltado ao indivíduo como um todo. Ou seja, ele olha para a pessoa que está sendo afetada pela artrite, para o conjunto de sinais e sintomas de cada paciente.
O resultado pode ser visto no dia a dia, pois durante as consultas, os pacientes têm relatado que a Homeopatia para o tratamento da artrite reduz a inflamação nas articulações, melhora a mobilidade do membro, diminui a rigidez articular e, principalmente, proporciona alívio importante da dor associada à artrite.
Mas não é só isso. Um estudo duplo-cego foi realizado para avaliar a eficácia da Homeopatia no tratamento da artrite reumatoide e nele, metade dos participantes trataram a condição com anti-inflamatórios e Homeopatia, enquanto a outra metade recebeu o tratamento convencional e placebo. O resultado relatado foi de melhora em todos os sintomas no grupo que recebeu o medicamento, e nenhuma melhora importante naqueles que receberam o placebo.
Ou seja, por entender que cada pessoa tem uma forma de vivenciar os sentimentos e sofrimentos, cada vez mais a Homeopatia tem ajudado os pacientes a recuperarem a qualidade de vida que foi impactada pela artrite, bem como as consequências físicas dessa condição. Vale ressaltar, por fim, que a Homeopatia é um tratamento medicamentoso que pode ser utilizado em associação a outros métodos, como os medicamentos tradicionais, a fisioterapia e a psicoterapia. Para saber mais sobre os benefícios da Homeopatia para a artrite, entre em contato e agende uma consulta com a Dra. Angélica Pacheco.