Cada gestação é uma jornada única na vida de uma mulher. Afinal, trata-se de um momento repleto de emoções, mudanças físicas, expectativas e desafios para ela e toda a família, e por isso é importante que tanto a mãe quanto o bebê recebam cuidados especiais para garantir uma gravidez bastante tranquila. Nesse sentido, a Homeopatia na gravidez é uma abordagem que tem ganhado destaque no acompanhamento da gestante e do desenvolvimento do bebê, pois utiliza substâncias naturais altamente diluídas para estimular o organismo a manter o equilíbrio vital.

Entenda o que é a Homeopatia

A Homeopatia é uma especialidade médica reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), cujos tratamentos se baseiam no princípio da “lei da semelhança”. Isso significa que uma mesma substância que causa determinados sintomas em uma pessoa saudável pode ser usada para tratar esses mesmos sintomas em uma pessoa doente. 

Além disso, o médico homeopata procura promover não apenas a cura de possíveis doenças e sintomas que geram mal-estar, mas também busca estimular a manutenção do equilíbrio vital do paciente, visando a prevenção contra doenças orgânicas.  Em outras palavras, as substâncias naturais utilizadas pela Homeopatia na gravidez auxiliam o corpo, o organismo e a mente da mulher a se manterem saudáveis mesmo na ausência de doenças. 

Para isso, os remédios homeopáticos são preparados por meio de uma técnica chamada “diluição dinâmica”, que envolve a diluição da substância original em água ou álcool, seguida por uma série de agitações vigorosas. Esse processo é responsável por aumentar a eficácia do remédio e eliminar qualquer possível efeito colateral, fazendo com que a Homeopatia seja segura para gestantes, bebês e idosos.

Gravidez e saúde materna

Durante a gravidez muitas mulheres têm que lidar com sintomas físicos – como azia, náuseas e insônia – e com a ansiedade e estresse que a gestação pode causar. Assim, não é incomum que na busca por alívio desses sintomas muitas vezes as gestantes  recorram a medicamentos convencionais, que se forem escolhidos sem orientação adequada podem gerar riscos para o bebê.

Nesse sentido, a Homeopatia na gravidez se destaca como uma opção saudável e segura, livre de efeitos colaterais para mãe e feto, que ajuda a aliviar os desconfortos físicos e psicológicos sem comprometer a saúde do bebê e o caminhar da gestação.

Homeopatia na grravidez

Visto que na produção de seus medicamentos a Homeopatia é uma especialidade médica que utiliza substâncias naturais (de origem animal, vegetal e mineral) e altamente diluídas, quando são prescritos por profissionais qualificados e experientes esses remédios são uma opção bastante indicada para gestantes preocupadas com a sua segurança e de seus bebês.

 É importante ter em mente que a Homeopatia é uma especialidade médica como qualquer outra, e por isso antes de utilizar qualquer medicação homeopática é preciso consultar um especialista. Assim, a gestante pode desfrutar com tranquilidade e segurança dos principais benefícios da Homeopatia na gravidez, como: 

  • Alívio de náuseas matinais e vômitos;
  • Controle da azia e indigestão;
  • Redução do estresse e ansiedade;
  • Melhoria do sono;
  • Preparação do corpo para o momento do parto.

Agende uma consulta!

A escolha pelas medicações homeopáticas que serão usadas na gestação deve ser feita em conjunto com um médico especializado e experiente na área. Afinal, cada mulher é única e o tratamento deve ser adaptado às necessidades individuais, levando em consideração o seu estado de saúde global.

Por isso, se você está grávida ou planeja engravidar e está interessada em conhecer os benefícios da Homeopatia, entre em contato e agende uma consulta com a Dra. Angélica Pacheco, médica homeopata em Uberlândia.