A relação entre Homeopatia e asma pode ser benéfica para milhões de pessoas, visto que essa é uma das doenças respiratórias mais recorrentes no Brasil e no mundo, impactando a qualidade de vida de mais de 20% da população nacional. Por isso, todo paciente asmático deve ter um tratamento médico adequado para reduzir as crises, pois, quando presentes, podem demandar tratamento hospitalar e até mesmo internação.

O que é a asma?

A asma é uma doença crônica, que geralmente se manifesta na infância, caracterizada pela obstrução das vias aéreas levando a uma redução do fluxo de ar. 

Isso ocorre porque o paciente asmático é mais sensível aos estímulos externos. Ou seja, ao ter contato com fatores desencadeantes – como alergias, poluição, infecção respiratória –, seu organismo desenvolve uma resposta exacerbada nas vias aéreas, promovendo inchaço e estreitamento dos brônquios, o que se manifesta com sintomas respiratórios, como:

  • Falta de ar;
  • Tosse;
  • Sibilos (chiadeira);
  • Desconforto torácico. 

Vale ressaltar que esses sintomas costumam ser mais frequentes à noite ou de madrugada e podem piorar mediante exercícios físicos (principalmente natação em água gelada) e estresse emocional.

Tratamento da asma

O tratamento da asma geralmente é realizado com medicações convencionais, como corticóides e broncodilatadores, objetivando controlar as crises quando presentes e evitar recorrências. Porém, alguns pacientes buscam alternativas complementares, como a Homeopatia, para tratar a asma, na esperança de controlar melhor a doença e melhorar a qualidade de vida.

Benefícios da homeopatia para a asma

A Homeopatia é uma especialidade médica que se baseia no princípio da semelhança, ou seja, substâncias que causam sintomas em pessoas saudáveis podem ser usadas em doses extremamente diluídas para tratar os mesmos sintomas em pessoas doentes. 

Assim, para obter o resultado desejado, o médico homeopata deve escolher individualmente as substâncias para cada paciente que opta por tratar a asma com Homeopatia, levando em consideração seus sintomas e constituição física e emocional. Dessa forma é possível reduzir a frequência e a gravidade das crises, diminuir a dependência de medicamentos convencionais e melhorar o bem-estar do paciente.

Vale destacar, também, que a Homeopatia para asma é considerada um método seguro para gestantes, lactantes, idosos e pessoas de qualquer idade, pois utiliza medicamentos que geralmente não apresentam efeitos colaterais significativos.

Estudos sobre o tratamento homeopático para asma

Alguns estudos investigaram a relação entre Homeopatia e asma e o impacto desse tratamento na vida dos pacientes. Veja dois deles a seguir.

Eficácia da homeopatia em crianças com asma

Em estudo realizado em São Paulo, crianças entre 5 e 12 anos que tinham crises asmáticas recorrentes e eram tratadas com medicamentos convencionais foram submetidas ao tratamento homeopático por seis meses. Ao final, evidenciou-se que 30% apresentaram melhora no quadro, com redução das crises asmáticas e melhoria na qualidade de vida.

Homeopatia no tratamento da asma em adultos

Outro estudo sobre Homeopatia e asma que merece destaque foi realizado na Áustria, com 40 pacientes, sendo que 21 deles já faziam uso de medicamentos convencionais. Dentre esses, 13 conseguiram descontinuar o uso de pelo menos um medicamento após o tratamento  homeopático, e todos os 40 pacientes relataram diminuição dos sintomas, incluindo da tosse e da falta de ar.

Há cada vez mais comprovação de que a Homeopatia é eficaz para o tratamento da asma. Porém, é igualmente importante reforçar que o tratamento homeopático deve ser individualizado, e por isso cada pessoa deve ter sua própria prescrição.

Assim, pacientes interessados em explorar a Homeopatia para a asma devem consultar profissionais de saúde qualificados para traçar um plano de tratamento personalizado. Entre em contato com a Dra. Angélica Pacheco e trate a asma com Homeopatia.