Os procedimentos estéticos indicados para suavizar rugas e linhas de expressão

26 de novembro de 2019

Os procedimentos estéticos indicados para suavizar rugas e linhas de expressão

Rugas, flacidez, linhas de expressões na testa ou nos olhos: Eles são o pesadelo e também a luta de muitas pessoas, especialmente mulheres. Com a exposição solar em excesso, movimentos individuais da mímica facial e péssimos hábitos da vida levada atualmente, é muito normal que as rugas não sejam uma exclusividade das pessoas mais maduras. Mas, a boa notícia é que a área da dermatologia estética tem desenvolvido muitos procedimentos para suavizar rugas e linhas de expressão.

Primeiro, é preciso entender que há diversos graus de comprometimento e tratamentos específicos, que irão variar de acordo com cada pessoa. Com o envelhecimento pode ocorrer aumento da flacidez e o aparecimento de rugas ou sulcos. Em relação às rugas, existem dois tipos diferentes: as dinâmicas e as estáticas. As dinâmicas são bem comuns em pessoas mais novas, sendo aquelas que costumam aparecer somente quando sorrimos ou franzimos a testa, por exemplo.

Já as estáticas são definitivas e independem dos movimentos musculares. Esse tipo de marca é mais frequente em pessoas acima de 35 anos, e naquelas que sejam muito expressivas. Os sulcos são alterações caracterizadas por depressões em lugares específicos da face, como por exemplo, o sulco nasolabial que vai do nariz ao lábio superior, o sulco nasomentual (bigode chinês) e o sulco lábiomentual (linhas de marionete).

Procedimentos para suavizar rugas e linhas de expressão

Atualmente, existem muitos procedimentos para suavizar rugas e linhas de expressão no mercado estético. Por isso, opções para rejuvenescer as mais diferentes áreas não irão faltar. Mas, como os tipos de rugas e linhas de expressões variam de pessoa para pessoa, uma avaliação é sempre necessária antes de decidir qual procedimento fazer. Esses são os tratamentos mais indicados para essa finalidade.

B o t o x

É um dos principais métodos escolhidos para suavizar linhas de expressões e rugas. A aplicação da chamada toxina botulínica, autorizada pela Anvisa, – que é produzida por uma bactéria –  promove a paralização temporária dos músculos responsáveis pela formação das rugas. Com agulhas, as aplicações são feitas nas regiões mapeadas pelo médico e 24 a 48 horas após a aplicação o efeito já é visível. A durabilidade do produto varia aproximadamente de 4 a 6 meses. O procedimento não exige afastamento das atividades diárias, apenas cuidados básicos.

Dermaroller

O Dermaroller (microagulhamento) é indicado principalmente para quem deseja se livrar das marcas ocasionadas por acne. É indicado também para tratar a flacidez facial decorrente do envelhecimento fisiológico. Trata-se de um aparelho, uma espécie de rolinho com microagulhas, que será deslizado sobre a área tratada causando microperfurações. Essas microperfurações aumentam a vasodilatação, causam um processo inflamatório estimulando o aumento da produção de colágeno na pele promovendo o rejuvenescimento e redução da flacidez de forma natural.

É um procedimento que necessita de sessões repetidas, com intervalo de pelo menos 30 dias entre cada uma, para que o corpo tenha tempo suficiente para produzir o colágeno.

Luz Intensa Pulsada

Através da emissão de feixes de luz, que são transformados em calor, esse procedimento consegue remover imperfeições como manchas de sol e ainda estimular a produção de colágeno, fator que contribui para a firmeza da pele.

É o principal procedimento indicado também para o tratamento de Rosácea, Telangiectasias em face (pequenos vasinhos), Poiquilodermia (manchas castanho-avermelhadas em pescoço e colo).

O nível de desconforto é baixo e será necessário repetir o procedimento até que se consiga o resultado esperado. Durante esse tratamento exposição ao sol deve ser evitada e as atividades diárias podem ser mantidas normalmente.

Preenchimento

Esse é um procedimento estético que utiliza o ácido hialurônico, perfeito para dar volume às regiões específicas da face. Essa substância é capaz de absorver água e como resultado, permite a reposição de volume, o que ameniza sulcos, rugas e linhas de expressões. O preenchimento é feito com aplicação local em sessões que duram aproximadamente 40 minutos.

O resultado já pode ser observado ao final do procedimento.

Além do ácido hialurônico outras substâncias podem ser utilizadas, são os bioestimuladores. Eles estimulam a produção de colágeno e consequentemente possibilitam a reposição do volume.

Md Codes

Conhecido também como “Lifting não cirúrgico”, esse procedimento garante rejuvenescimento facial e redução a flacidez de forma mais natural através da aplicação de ácido hialurônico. Esse é um dos ativos mais seguros utilizados hoje em dia, por ser bem parecido com o ácido hialurônico produzido pelo corpo humano. Cada vez mais popular, o Md Codes é um tratamento relativamente novo, desenvolvido pelo médico Maurício de Maio.

Peeling Químico

Rugas, cicatrizes e manchas: o peeling é indicado para todos esses danos. Cada vez mais popular, ele pode ser aplicado em áreas como: rosto, mãos, colo, pescoço e áreas íntimas. No peeling químico são utilizados ácidos específicos que irão levar à descamação da pele da área tratada e uma nova pele com menos imperfeições será produzida. É um procedimento que exigirá sessões repetidas de acordo com cada caso. A exposição ao sol deverá ser evitada durante e após o tratamento para manutenção dos resultados.

Fatores que causam linhas e rugas

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, as rugas e linhas de expressões não são causadas somente por conta do envelhecimento natural da pele. Outros fatores também contribuem para o agravamento desses problemas tão indesejados. São eles:

  • Exposição aos raios solares
  • Tabagismo
  • Sedentarismo
  • Estresse
  • Má qualidade do sono
  • Excesso de consumo de açúcares
  • Consumo excessivo de álcool

Procure um especialista

Detectou problemas na sua face e quer solucioná-los o quanto antes? Calma! Antes de realizar qualquer procedimento estético, converse com um médico para identificar o tratamento mais adequado para você. Não se esqueça de também perguntar sobre as contraindicações e os riscos de cada procedimento.

Agende uma consulta com a Dra. Angélica Pacheco e faça uma avaliação facial para iniciar seu tratamento com mais confiança!

Venha conhecer a clinica e o melhor tratamento lhe será indicado.

Sem categoria
WhatsApp | Dra. Angélica Pacheco - Dermatologia Estética
WhatsApp
close-image