Procedimentos estéticos: Saiba quais podem ser realizados no verão

3 de dezembro de 2019

Procedimentos estéticos: Saiba quais podem ser realizados no verão

Com a aproximação do verão, é natural que aumente a procura pelos tratamentos estéticos. Afinal, quem não quer se sentir a vontade para usar as roupas mais leves da estação? Mas, a verdade é que nem todo procedimento pode ser feito em qualquer época do ano. Alguns deles, por serem um pouco mais agressivos, devem ser realizados apenas durante inverno ou outono, já que não se expor ao sol por 30 dias é uma das exigências do pós-procedimento. É muito importante estar atento ao realizar procedimentos estéticos durante o verão.

Nessa época, o sol está muito mais forte, podendo ocasionar complicações, especialmente para os tratamentos que envolvem rejuvenescimento cutâneo. Mas, ainda assim, é possível realizar alguns procedimentos estéticos durante o verão. Geralmente, esses são de aplicações fáceis e com baixos índices de complicações.

São eles: B o t o x, intradermoterapia, peeling químico e preenchimento com ácido hialurônico.  Confira abaixo um pouco sobre a finalidade de cada um dos procedimentos e também as suas contraindicações.

B o t o x

Esse é um dos procedimentos estéticos mais populares para suavizar rugas e linhas de expressões. Produzida pela bactéria Clostridium Botulinum, a toxina butolínica é geralmente injetada em mulheres acima de 25 anos, paralisando temporariamente os músculos na região afetada. O procedimento é rápido e não causa cicatrizes. Mas, como os efeitos passam dentro de alguns meses, novas aplicações devem ser feitas para que o visual “paralisado” seja mantido.

A toxina botulínica possui outras finalidades terapêuticas, auxiliando em casos de sudorese excessiva, a Hiperidrose. Ela foi aprovada pela Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária) em 1992, existindo diversos nomes comerciais da substância. A mais popular é o B o t o x.

Contraindicações: Pacientes alérgicos aos componentes do b o t o x, portadores de doenças neuromusculares, imunológicas, grávidas ou em fase de amamentação, não devem fazer uso dessa substância.

Intradermoterapia

Quando se trata de celulite, gordura localizada, flacidez e estria, esse acaba sendo um dos melhores procedimentos para o verão. A intradermoterapia é a aplicação de substâncias específicas (mesclas) diretamente no tecido subcutâneo ou na derme (dependendo do caso), com agulhas finas e curtas. Dependendo das substâncias utilizadas, a intradermoterapia pode ser usada nos casos de celulite, estrias, flacidez, gordura localizada, melasma e queda de cabelo.

É necessário realizar sessões seriadas com intervalos semanais, quinzenais ou mensais dependo do objetivo pretendido. Nos casos em que houve formação de hematoma a exposição solar deve ser evitada até que as lesões desapareçam.

Contraindicações: Cardíacos, gestantes e lactantes, alérgicos a substâncias que serão aplicadas ou pessoas com doenças ou lesões nas regiões de tratamento, não devem fazer o procedimento.

Peeling químico superficial

Muito indicado para remoção de manchas, cicatrizes e rugas, o peeling químico é classificado em superficial, médio ou profundo. No verão, apenas o peeling superficial pode ser realizado já que os ácidos utilizados nesse caso serão responsáveis pela descamação apenas da parte superficial da pele. O procedimento de rejuvenescimento cutâneo, realizado em mais de uma sessão, é feito tanto no rosto, como em mãos, colo e pescoço.

Com a aplicação direta de ácidos específicos para cada tipo de problema, o dano da pele vai sendo solucionado. Aos poucos, as camadas danificadas são removidas e a superfície da pele volta a ser lisa e saudável novamente. O peeling também garante a produção de colágeno e firmeza da pele e a diminuição de oleosidade.

Esses são alguns casos de quando o procedimento é indicado:

  • Sinais de envelhecimento
  • Manchas
  • Melasma
  • Estrias
  • Rugas
  • Poros dilatados
  • Acne
  • Pele sem vida

Procure um médico e avalie se o peeling está indicado para você. Esse é um procedimento de rápido efeito, com ação perceptível logo após as primeiras sessões (que duram em média 40 minutos). As recomendações básicas serão passadas pelo especialista.

Contraindicações: Pessoas com lesões abertas, vitiligo ou com infecção bacteriana, fúngica ou viral, não devem fazer o peeling. Não é permitido também para aquelas que fizeram uso de Isotretinoma oral (Roacutan) ou Acitretina nos últimos seis meses. 

Preenchimento com ácido hialurônico

Presente naturalmente em nosso organismo, o ácido hialurônico é indicado para os casos de rejuvenescimento da derme. Ele oferece volume, sustentação e hidratação para as camadas da pele, mas, com o tempo, esse ácido vai diminuindo, precisando ser reposto entre as células. Por hidratar e por ter a capacidade de atrair água às camadas da derme, é a principal substância usada para o preenchimento de sulcos faciais, aumento labial, tratamento de olheiras e volumização da face.

É muito indicado para rejuvenescer áreas como mãos, colo e pescoço. Ele também pode ser utilizado na hidratação de peles envelhecidas e danificadas pelo sol, especialmente as que estão extremamentes finas. Para cada tipo de tratamento, um tipo de ácido com características especificas é utilizado pelo médico.

O preenchimento é realizado na região de tratamento através da uma aplicação injetável, após o uso de anestésicos. O procedimento pode ser feito em um consultório e não exige nenhum afastamento das atividades diárias.

Contraindicações: Pessoas alérgicas ao ácido ou com problemas de coagulação sanguínea devem evitar. Não aplicar o ácido em regiões com implantes permanentes e com doenças de pele, inflamações ou feridas ou em portadores de doenças autoimunes.

Cuidados com a pele e avaliação

Para evitar que a sua pele peça socorro, alguns cuidados básicos e diários sempre devem ser tomados. Esses são alguns fatores que contribuem diretamente para danificar e envelhecer a derme:

  • Exposição excessiva ao sol
  • Variações de temperaturas
  • Poluição
  • Tabagismo
  • Ingestão de álcool
  • Má alimentação

Está pretendendo fazer procedimentos estéticos durante o verão? Entre em contato com a Dr. Angélica Pacheco e tire todas as suas dúvidas sobre os tratamentos realizados na clínica. Agende uma consulta e coloque a sua saúde e bem estar em primeiro lugar!

Venha conhecer a clinica e o melhor tratamento lhe será indicado.

Sem categoria
WhatsApp | Dra. Angélica Pacheco - Dermatologia Estética
WhatsApp
close-image