A urticária é uma condição de pele caracterizada pelo surgimento de manchas vermelhas elevadas que causam coceira intensa e afetam, assim, a qualidade de vida dos pacientes. Nesse sentido, o tratamento homeopático para urticária busca promover um alívio natural para a coceira e seu desconforto, reduzindo também o inchaço característico do quadro e sua reincidência.
A urticária é uma irritação da pele que se manifesta como manchas vermelhas, elevadas (“vergões”) e que causam muita coceira e desconforto. Esse quadro pode ser desencadeado por uma série de fatores, como o contato com plantas ou insetos, estresse, medicamentos ou certos alimentos. Existe ainda a urticária idiopática, quando não é possível identificar um fator desencadeante, as lesões aparecem sem nenhuma relação com as causas citadas anteriormente. Assim, seja em casos agudos ou crônicos, o tratamento homeopático para urticária pode ajudar a controlar a coceira e a vermelhidão, além de reduzir o processo alérgico, principalmente quando se conhece o agente desencadeante. Portanto, identificar a causa subjacente da urticária ajuda na definição de um tratamento eficaz e na prevenção de recorrências.
A Homeopatia é uma especialidade médica e abordagem terapêutica que utiliza substâncias naturais altamente diluídas para estimular a capacidade de cura do corpo e a recuperação do equilíbrio de todos os sistemas, inclusive o imunológico, garantindo assim, maior vitalidade ao paciente.
Como a Homeopatia não visa apenas tratar os sintomas, mas sim o indivíduo como um todo, durante a consulta o médico busca levantar o máximo de informações sobre o indivíduo e suas condições de saúde. Esses dados irão permitir a definição do que chamamos de totalidade sintomática, que será a base para a escolha do medicamento mais semelhante ao caso do paciente nesse momento.
Assim como qualquer outra especialidade médica, a medicação prescrita pelo homeopata é individualizada, ou seja, nem sempre um remédio que foi bom para uma pessoa terá o mesmo efeito para outra, e por isso o tratamento homeopático para urticária deve ser personalizado conforme as características de cada paciente.
Nesse sentido, para receber a melhor opção de tratamento para a urticária, é importante que o paciente informe ao médico:
Ou seja, o tratamento homeopático para urticária é personalizado para cada paciente, levando em consideração seus sintomas específicos, histórico de saúde e fatores desencadeantes, além das condições emocionais que também podem influenciar.
Além do tratamento homeopático, algumas dicas de prevenção e ajustes de estilo de vida podem ajudar no controle da urticária, prevenindo principalmente seu aparecimento.
O primeiro deles é tentar identificar o fator desencadeante das crises. Para isso, registre os alimentos, medicamentos ou situações que podem ter desencadeado o surgimento das lesões para evitá-los sempre que possível. Da mesma forma, tome cuidado com produtos aplicados na pele, como cremes ou maquiagem, e busque sempre que possível utilizar as versões hipoalergênicas.
Outra dica é evitar roupas muito justas e quentes, visto que o atrito na pele aumenta o risco de irritações e o desencadeamento de novas crises. E, por fim, vale destacar que o estresse é causa de urticária em uma grande parcela de pacientes, de tal forma que a prática de yoga, meditação e exercícios regulares podem ajudar no controle dos sintomas, assim como a Homeopatia.
Se você convive com crises frequentes de urticária ou está enfrentando pela primeira vez esse quadro, agende uma consulta com um médico homeopata que avaliará seus sintomas e histórico de saúde a fim de identificar os fatores desencadeantes e prescrever a medicação que melhor atenda às suas necessidades. O tratamento homeopático para urticária ajuda a evitar novas crises e melhora o desconforto. A Dra. Angélica Pacheco está à disposição para te ajudar.
Você já notou como mudanças de humor, irritabilidade ou tristeza podem surgir nos dias que…
Você já sentiu aquele incômodo persistente nos joelhos ao descer as escadas, aquela rigidez nos…
Conviver com dor diariamente não é normal, embora muitas pessoas já tenham se acostumado com…
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 30 milhões de brasileiros sofrem com…
Dormir bem é um dos pilares fundamentais para uma vida saudável, afinal, é quando o…
Para muitas mulheres, a Tensão Pré-Menstrual (TPM) é mais do que um simples desconforto: é…
Este site usa cookies e serviços de terceiros. Ao clicar em "ACEITAR" você confirma que está de acordo com nossa Política de Privacidade