Como fortalecer as unhas fracas?

12 de agosto de 2020

Como fortalecer as unhas fracas?

Há quem busque fortalecer as unhas fracas apenas pela questão estética. Porém, dependendo do estado em que as unhas se apresentam,  pode ser indicativo de uma série de doenças, desde anemia até distúrbios hormonais.

Por isso, é importante ficar atento em relação ao estado geral das unhas, já que além de ser um indicativo para possíveis problemas de saúde, são elas que protegem as extremidades dos dedos das mãos e pés.

Confira nesse post os principais sintomas de unhas fracas, suas causas e como tratar esse problema.

Quais são os sintomas de unhas fracas?

Além do aspecto frágil, as unhas fracas também podem ser identificadas a partir de outros sintomas, como:

  • Facilidade para quebrar;
  • Crescimento lento;
  • Estrutura frágil;
  • As pontas ficam transparentes;
  • Abrem camadas nas unhas.

Além dos sintomas descritos acima, as unhas enfraquecidas também podem apresentar manchas na superfície.

Principais causas

As unhas fracas são um reflexo direto da saúde do corpo. Entre os principais fatores que geram esse tipo de problema estão:

Má alimentação

Uma alimentação ruim, que não contêm todos os nutrientes que o corpo precisa, pode desencadear deficiência de vitaminas e, consequentemente, o surgimento de unhas quebradiças.

Anemia pode acarretar em unhas fracas

A anemia também é uma das causas desse problema justamente pela falta de nutrientes necessários para manter o organismo forte e funcionando bem.

Distúrbios na tireoide

Distúrbios na tireoide como hipertireoidismo e hipotireoidismo também podem gerar unhas fracas, bem como afetar a pele e os cabelos.

Produtos de limpeza

Determinados produtos de limpeza possuem componentes agressivos às unhas e pele. Com isso ambas acabam enfraquecendo.

Doenças dermatológicas

Determinadas doenças dermatológicas, como o surgimento de fungos, também podem enfraquecer as unhas, bem como a pele e os cabelos.

Uso excessivo de acetona pode tornar as unhas fracas

A acetona geralmente é utilizada para remover o esmalte. Contudo, justamente por conta dos componentes removedores ela também pode deixar as unhas fracas.

Roer unhas

Roer unhas é outro hábito nocivo que além de enfraquecê-las, pode gerar outros distúrbios. Isso porque ao roê-las os agentes externos como bactérias tem mais facilidade de penetrar na região abaixo delas.

Tratamentos para fortalecer as unhas

Existem várias formas de combater o enfraquecimento das unhas. Entre as principais estão:

Manter uma boa alimentação

Uma alimentação rica em vitaminas e nutrientes, principalmente os ricos em Vitamina A, ácido pantatênico ou Vitamina B5, Ferro, Cálcio e Proteína é uma ótima alternativa para ter unhas saudáveis. E esses alimentos também contribuem com outras funções importantes do corpo, como a digestiva, por exemplo.

Consulte um dermatologista

Em alguns as unhas fracas são desencadeadas por conta de doenças dermatológicas. Por conta disso é indicado se consultar com um dermatologista.

Esse tipo de especialista poderá fazer uma avaliação completa e assim indicar um tratamento específico.

Fortalecedores de unhas

Atualmente, existem vários fortalecedores de unhas disponíveis no mercado. Ricos em óleos, minerais e vitaminas, eles ajudam as unhas fracas a recuperar seus nutrientes, contribuindo dessa forma para a reposição da força e saúde das unhas.

Suplementos vitamínicos

Muitas pessoas têm dificuldades de consumir todas as vitaminas necessárias para o corpo diariamente.

Além de deixar as unhas fracas isso também prejudica a saúde de modo geral. Por conta disso é indicado tomar suplementos vitamínicos, sempre, claro sob orientação médica.

Agende uma consulta!

Gostou do post? Ficou com alguma dúvida? Venha conhecer nossa clínica e lhe indicaremos o melhor tratamento. Agende agora mesmo uma consulta!

Venha conhecer a clinica e o melhor tratamento lhe será indicado.

Unhas Fracas , ,
WhatsApp | Dra. Angélica Pacheco - Dermatologia Estética
WhatsApp
close-image