O que é o B o t o x®?

A toxina botulínica, popularmente conhecida como B o t o x®, é uma toxina produzida por uma bactéria chamada Clostridium botulinum. Aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em 1992, o B o t o x® tornou-se a primeira toxina botulínica registrada no Brasil e, desde então, tem recebido um número progressivo de indicações estéticas e terapêuticas.

Existem diversos nomes comerciais, o B o t o x® é o nome mais conhecido da toxina botulínica.

Indicações de uso

Para uso estético: Como promove o efeito tensor sob a pele, o uso estético da toxina botulínica se dá, principalmente, para suavizar rugas e linhas de expressão na região da face.

Uso terapêutico: A aplicação de B o t o x® também ajuda a controlar a sudorese, suor excessivo causado por hiperidrose.

Como é feita a aplicação do B o t o x®

A toxina é injetável – aplicada na terminação nervosa da região de tratamento – e geralmente se utilizam anestésicos tópicos antes da aplicação, o máximo que se sente são pequenas picadinhas de agulha. O procedimento não deixa cicatriz. Como os efeitos passam totalmente após alguns meses, fazem-se necessárias novas aplicações para que seja mantido o resultado. Nenhum cuidado especial é necessário antes ou após a realização do procedimento.

Pré-requisitos para a aplicação

É recomendado que a aplicação da toxina seja feita a partir dos 25 anos de idade, no entanto poucas mulheres dessa faixa etária se incomodam com as rugas.

Contraindicações

O B o t o x®, assim como todo medicamento, é contraindicado para pacientes que apresentam alergia a qualquer componente de sua formulação. Mulheres grávidas ou em amamentação, portadores de doenças neuromusculares, imunológicas e coagulopatias (ou ainda pessoas que utilizem anticoagulantes, aminoglicosídeos e drogas que interfiram na transmissão neuromuscular) não devem ser tratados com a substância.