A toxina botulínica, popularmente conhecida como B o t o x®, é uma toxina produzida por uma bactéria chamada Clostridium botulinum. Aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em 1992, o B o t o x® tornou-se a primeira toxina botulínica registrada no Brasil e, desde então, tem recebido um número progressivo de indicações estéticas e terapêuticas.
Existem diversos nomes comerciais, o B o t o x® é o nome mais conhecido da toxina botulínica.
Indicações de uso
Para uso estético: Como promove o efeito tensor sob a pele, o uso estético da toxina botulínica se dá, principalmente, para suavizar rugas e linhas de expressão na região da face.
Uso terapêutico: A aplicação de B o t o x® também ajuda a controlar a sudorese, suor excessivo causado por hiperidrose.
Como é feita a aplicação do B o t o x®
A toxina é injetável – aplicada na terminação nervosa da região de tratamento – e geralmente se utilizam anestésicos tópicos antes da aplicação, o máximo que se sente são pequenas picadinhas de agulha. O procedimento não deixa cicatriz. Como os efeitos passam totalmente após alguns meses, fazem-se necessárias novas aplicações para que seja mantido o resultado. Nenhum cuidado especial é necessário antes ou após a realização do procedimento.
Pré-requisitos para a aplicação
É recomendado que a aplicação da toxina seja feita a partir dos 25 anos de idade, no entanto poucas mulheres dessa faixa etária se incomodam com as rugas.
Contraindicações
O B o t o x®, assim como todo medicamento, é contraindicado para pacientes que apresentam alergia a qualquer componente de sua formulação. Mulheres grávidas ou em amamentação, portadores de doenças neuromusculares, imunológicas e coagulopatias (ou ainda pessoas que utilizem anticoagulantes, aminoglicosídeos e drogas que interfiram na transmissão neuromuscular) não devem ser tratados com a substância.
O fim do ano costuma ser sinônimo de festas, encontros com a família, balanço pessoal…
Conviver com doenças de pele crônicas como psoríase e eczema pode ser um grande desafio.…
Respirar é algo tão natural que, muitas vezes, só percebemos sua importância quando sentimos dificuldade.…
Nos últimos anos, há um aumento crescente no número de crianças com altas habilidades, também…
Você já viveu momentos de tensão ao ver seu filho perder o controle numa birra…
Este site usa cookies e serviços de terceiros. Ao clicar em "ACEITAR" você confirma que está de acordo com nossa Política de Privacidade