Colágeno e envelhecimento – conheça mais sobre essa estreita associação

2 de junho de 2017

Colágeno e envelhecimento – conheça mais sobre essa estreita associação

O colágeno é uma proteína que, assim como o ácido hialurônico, está presente preenchendo os espaços entre as células da pele e de outras partes do corpo humano. Tem a importante função de dar sustentação, resistência e firmeza. Ele também é imprescindível no processo de cicatrização.

A célula responsável pela sua fabricação é o fibroblasto.

Existem vários tipos de colágeno produzidos pelo nosso organismo, sendo os tipos I e III os mais importantes da pele.

A pele jovem apresenta maior quantidade do colágeno tipo I, mas aos poucos, com o passar dos anos, a concentração do tipo III aumenta provocando um desarranjo na estrutura da pele. Essa alteração está relacionada tanto com a diminuição da produção, como também pelo aumento da degradação do colágeno produzido decorrente do envelhecimento.

Outra mudança comum na pele madura, é a alteração de toda a estrutura e característica do colágeno gerado, que passa a ter fibras mais finas, desorganizadas e muitas vezes fragmentadas. Se durante a vida essa pele ficou muito exposta ao sol, essas alterações serão ainda mais pronunciadas.

Como resultado de todas essas transformações, a pele e os músculos vão se tornando cada vez mais flácidos, as rugas ficam mais evidentes e a derme torna-se mais fina.

Atualmente, vários procedimentos estéticos existentes tem como objetivo estimular a produção de colágeno, diminuindo e prevenindo os sinais resultantes do processo de envelhecimento. A eficácia de cada um já foi comprovada cientificamente. Entre eles podemos citar: Luz Intensa Pulsada, Microagulhamento, Radiofrequência e Peeling Químico.

Conheça mais sobre os tratamentos e procedimentos navegando pelo nosso site.  Você ainda tem mais alguma dúvida sobre a relação do colágeno com o envelhecimento? Deixe seu comentário.

Venha conhecer a clinica e o melhor tratamento lhe será indicado.

Tratamentos Faciais ,
WhatsApp | Dra. Angélica Pacheco - Dermatologia Estética
WhatsApp
close-image