O envelhecimento é uma etapa que faz parte do processo natural da vida. Entretanto, é possível amenizar tais marcas e estimular a produção de colágeno, através de alguns procedimentos estéticos. Entenda mais sobre a associação que existe entre o colágeno e o envelhecimento. Descubra ainda quais os principais tratamentos que amenizam tais sinais da idade!
O colágeno é uma proteína que, assim como o ácido hialurônico, está presente preenchendo os espaços entre as células da pele e de outras partes do corpo humano. Tal substância têm a importante função de dar sustentação, resistência e firmeza. Dessa forma, ela também é imprescindível no processo de cicatrização. O fibroblasto é a principal célula responsável pela sua fabricação.
Existem vários tipos de colágeno produzidos pelo nosso organismo, sendo os tipos I e III os mais importantes da pele. A pele jovem é aquela que apresenta maior quantidade do tipo I. Entretanto, com o passar dos anos, a concentração do tipo III aumenta provocando um desarranjo na estrutura da pele. Essa alteração está relacionada tanto com a diminuição da produção, como também pelo aumento da degradação do colágeno produzido decorrente do envelhecimento.
Outra mudança comum na pele madura, é a alteração de toda a estrutura e característica do colágeno gerado, que passa a ter fibras mais finas, desorganizadas e muitas vezes fragmentadas. Se durante a vida essa pele ficou muito exposta ao sol, essas alterações serão ainda mais pronunciadas. Como resultado de todas essas transformações, a pele e os músculos vão se tornando cada vez mais flácidos, as rugas ficam mais evidentes e a derme torna-se mais fina.
Atualmente, vários procedimentos estéticos existentes tem como objetivo estimular a produção de tal substância, diminuindo e prevenindo os sinais resultantes do processo de envelhecimento, oferecendo assim um rejuvenescimento facial. A eficácia de cada um já foi comprovada cientificamente. Entre eles, podemos citar:
Têm dúvidas sobre a relação do colágeno com o envelhecimento? Deseja conhecer mais sobre os tratamentos e procedimentos? Entre em contato conosco e agende sua consulta com a Dra. Angélica Pacheco!
Conviver com doenças de pele crônicas como psoríase e eczema pode ser um grande desafio.…
Respirar é algo tão natural que, muitas vezes, só percebemos sua importância quando sentimos dificuldade.…
Nos últimos anos, há um aumento crescente no número de crianças com altas habilidades, também…
Você já viveu momentos de tensão ao ver seu filho perder o controle numa birra…
Com o passar dos anos, é comum que atividades antes simples, como subir escadas ou…
Você já percebeu como oscilações de humor, episódios de tristeza ou irritabilidade podem surgir sem…
Este site usa cookies e serviços de terceiros. Ao clicar em "ACEITAR" você confirma que está de acordo com nossa Política de Privacidade