Lâminas, cera quente e cremes depilatórios são os métodos mais comuns de depilação. Porém, ao contrário da fotodepilação, eles não são estratégias que oferecem soluções definitivas. O laser é uma técnica bastante difundida no mercado estético, conhecida por eliminar os pelos permanentemente, entretanto não é a única. Para completar os métodos de depilação definitiva, ainda existe a luz intensa pulsada, um procedimento tecnológico revolucionário. Conheça mais sobre o tratamento e como ele é realizado!

O que é a Luz Pulsada?

A luz intensa pulsada é um tratamento estético de fotodepilação, no qual uma radiação luminosa é emitida, através de um equipamento, e captada pela melanina do pelo para enfraquece-los e acabar com eles. O aparelho utilizado possui uma lâmpada flash de alta energia, e é através dela que ele emite luz.

Como o procedimento é realizado?

Tal método de depilação definitiva é simples e muito prático. Pessoas com todos os tons de pele podem recorrer à técnica para depilar o corpo sem riscos, visto que o aparelho de luz pulsada possibilita o controle da intensidade da aplicação. O procedimento dever ser realizado em um consultório e tanto o paciente, quanto o profissional, devem usar óculos de proteção durante a aplicação dos feixes. Através do uso de um equipamento, são disparados alguns feixes de luz sobre a pele.

As melhorias na pele são perceptíveis gradualmente após cada sessão. Outro benefício dessa técnica é que ela não irrita a pele e tem uma aplicação mais rápida. Ela também é menos dolorida, em comparação com os outros métodos depilatórios, gerando apenas um pequeno desconforto nas regiões tratadas.

Quantas sessões de luz pulsada são necessárias?

Para uma depilação definitiva é preciso um número específico de sessões, que deverá ser determinado pelo médico responsável. Cada caso deve ser avaliado, porém geralmente são utilizadas de 4 à 5 sessões, com intervalo de 30 dias entre cada uma.

Durante o tratamento é essencial ter maior cuidado em relação ao sol, por isso, é necessário evitar a exposição solar até que as sessões cheguem ao fim, seguindo sempre as orientações médicas. Após este período, a indicação é tomar sol nos horários mais seguros, antes das 10h e após às 16h, com uso de filtro solar.

Outras indicações do procedimento

A técnica da luz pulsada é um tratamento amplo que também é utilizado para outros fins. Tal procedimento pode trazer outros benefícios como:

  • Rejuvenescimento facial;
  • Tratamento de manchas solares;
  • Auxiliar no tratamento da acne;
  • Tratamento de lesões vasculares (telangiectasias, rosácea).

Além de colocar fim nos pelos, a fotodepilação também é um tratamento conhecido por acabar com o problema da foliculite e pelos encravados.

Possíveis contraindicações do procedimento

Por mais que a depilação definitiva com a luz pulsada seja um tratamento simples e rápido, ainda sim existem algumas contraindicações para sua realização. Dentre tais contraindicações estão:

  • Peles queimadas ou bronzeadas;
  • Presença de vitiligo;
  • Gravidez;
  • Melasmas;
  • Doença de pele em atividade;
  • Impossibilidade ou opção de não ficar afastado da exposição solar por 30 dias após o procedimento;
  • Manchas com características malignas;
  • Indivíduos com compromissos sociais em menos de 30 dias.

Ainda tem dúvidas sobre o procedimento? Quer saber mais sobre a luz intensa pulsada como método de depilação definitiva? Entre em contato e agende já uma consulta!