Manchas corporais: causas, prevenção e tratamentos

10 de junho de 2020

Manchas corporais: causas, prevenção e tratamentos

As manchas corporais aparecem em homens e mulheres, sendo, porém, mais comum entre as mulheres. Apesar de mais recorrentes no rosto, também ocorrem nos braços, no colo e outras partes do corpo, podendo ser manchas escuras ou claras. Esse fenômeno pode indicar alterações da melanina, substância responsável pela determinação da cor da pele e dos cabelos. Mas as manchas também aparecem devido à micoses, infecções, alterações vasculares, exposição solar e acne.

A exposição à luz solar é um grande vilão do envelhecimento cutâneo, deixando a pele desidratada e com manchas. Mas como já dito, as manchas corporais não são apenas decorrentes da exposição solar. Algumas aparecem após algum procedimento estético, outras permanecem como uma sequela da acne ou alguma outra doença de pele. Existem também aquelas decorrentes do uso de algum medicamento específico, ou ainda o tão falado melasma, que pode ocorrer após alterações hormonais, como por exemplo a gravidez, ou mesmo na ausência desta.

Seja qual for a causa, as manchas da pele podem ser tratadas! Existem, no mercado, vários procedimentos estéticos específicos para os diversos tipos de manchas, capazes de dar à pele uma aparência uniforme.

Saiba como prevenir manchas corporais:

Alguns costumes e hábitos devem fazer parte da sua rotina para evitar manchas corporais, como:

  • Evite a exposição excessiva ao sol;
  • Resfrie a pele sempre que necessário (a água termal é uma ótima alternativa);
  • Utilize proteções físicas como roupas com mangas compridas, chapéu e guarda-sol;
  • Evite o consumo de tabaco.

Além disso, é muito importante o uso de protetor solar, principalmente no rosto que é a parte mais exposta ao sol. O filtro solar deve ter no mínimo o fator de 30FPS. Independente da natureza da mancha, é imprescindível buscar um especialista para evitar problemas mais graves, como por exemplo, câncer de pele.

Tratamentos para manchas corporais:

As manchas corporais precisam de atenção especial, pois sem tratamento profissional, elas se tornam muito difíceis de serem amenizadas. O consultório da Dra. Angélica Pacheco conta com tratamentos efetivos para manchas corporais. Conheça:

Luz intensa pulsada

É uma tecnologia que utiliza feixes de luz, parecidos com o laser, capazes de atuar no rejuvenescimento da pele, redução de manchas solares, redução de alterações vasculares (telangiectasias) e eliminação de pelos indesejáveis.

Peeling químico

É um método eficaz e seguro para tratar alterações cutâneas principalmente manchas e rugas superficiais.

Microagulhamento

Tratamento realizado a partir de microagulhas. Cada caso deve ser avaliado, inicialmente pode-se determinar 4 sessões para se alcançar os objetivos. Após cada sessão os resultados são avaliados.

Procure um médico

Tratar manchas em casa pode resultar em desastre! Receitas caseiras e dermocosméticos comprados sem indicação médica, muitas vezes, acabam não tratando o problema da maneira correta e podem até piorar o quadro.

Está insatisfeito com suas manchas corporais? Não deixe de procurar um médico capacitado. Somente um profissional poderá avaliar o seu caso e indicar o melhor tratamento.

Venha conhecer a clinica e o melhor tratamento lhe será indicado.

Tratamentos Corporais , , ,
WhatsApp | Dra. Angélica Pacheco - Dermatologia Estética
WhatsApp
close-image