AGENDE SUA AVALIAÇÃO

Manchas corporais: causas, prevenção e tratamentos

As manchas corporais aparecem em homens e mulheres, sendo, porém, mais comum entre as mulheres. Apesar de mais recorrentes no rosto, também ocorrem nos braços, no colo e outras partes do corpo, podendo ser manchas escuras ou claras. Esse fenômeno pode indicar alterações da melanina, substância responsável pela determinação da cor da pele e dos cabelos. Mas as manchas também aparecem devido à micoses, infecções, alterações vasculares, exposição solar e acne.

A exposição à luz solar é um grande vilão do envelhecimento cutâneo, deixando a pele desidratada e com manchas. Mas como já dito, as manchas corporais não são apenas decorrentes da exposição solar. Algumas aparecem após algum procedimento estético, outras permanecem como uma sequela da acne ou alguma outra doença de pele. Existem também aquelas decorrentes do uso de algum medicamento específico, ou ainda o tão falado melasma, que pode ocorrer após alterações hormonais, como por exemplo a gravidez, ou mesmo na ausência desta.

Seja qual for a causa, as manchas da pele podem ser tratadas! Existem, no mercado, vários procedimentos estéticos específicos para os diversos tipos de manchas, capazes de dar à pele uma aparência uniforme.

Saiba como prevenir manchas corporais:

Alguns costumes e hábitos devem fazer parte da sua rotina para evitar manchas corporais, como:

  • Evite a exposição excessiva ao sol;
  • Resfrie a pele sempre que necessário (a água termal é uma ótima alternativa);
  • Utilize proteções físicas como roupas com mangas compridas, chapéu e guarda-sol;
  • Evite o consumo de tabaco.

Além disso, é muito importante o uso de protetor solar, principalmente no rosto que é a parte mais exposta ao sol. O filtro solar deve ter no mínimo o fator de 30FPS. Independente da natureza da mancha, é imprescindível buscar um especialista para evitar problemas mais graves, como por exemplo, câncer de pele.

Tratamentos para manchas corporais:

As manchas corporais precisam de atenção especial, pois sem tratamento profissional, elas se tornam muito difíceis de serem amenizadas. O consultório da Dra. Angélica Pacheco conta com tratamentos efetivos para manchas corporais. Conheça:

Luz intensa pulsada

É uma tecnologia que utiliza feixes de luz, parecidos com o laser, capazes de atuar no rejuvenescimento da pele, redução de manchas solares, redução de alterações vasculares (telangiectasias) e eliminação de pelos indesejáveis.

Peeling químico

É um método eficaz e seguro para tratar alterações cutâneas principalmente manchas e rugas superficiais.

Microagulhamento

Tratamento realizado a partir de microagulhas. Cada caso deve ser avaliado, inicialmente pode-se determinar 4 sessões para se alcançar os objetivos. Após cada sessão os resultados são avaliados.

Procure um médico

Tratar manchas em casa pode resultar em desastre! Receitas caseiras e dermocosméticos comprados sem indicação médica, muitas vezes, acabam não tratando o problema da maneira correta e podem até piorar o quadro.

Está insatisfeito com suas manchas corporais? Não deixe de procurar um médico capacitado. Somente um profissional poderá avaliar o seu caso e indicar o melhor tratamento.

Dra. Angélica Pacheco

A Dra. Angélica Pacheco é Médica e possui formação acadêmica em Dermatologia Cosmética com Pós-Graduação em Dermatologia e Ênfase em Cosmiatria. Atende na Clínica Med Square que se encontra em local de fácil acesso e com uma estrutura física moderna e extremamente confortável,  no bairro Jardim Karaíba, Uberlândia / MG.

Posts recentes

Homeopatia no Tratamento da Paralisia Facial

A paralisia facial é uma condição que afeta milhões de pessoas em todo o mundo.…

23 de abril de 2024

Homeopatia para melhorar a concentração e foco

O uso de medicamentos e substâncias para aumentar a capacidade de concentração, de foco e…

12 de abril de 2024

Síndrome das Pernas Inquietas e o papel da Homeopatia no tratamento

A Síndrome das Pernas Inquietas (SPI) é um distúrbio neurológico ainda pouco compreendido pela comunidade…

3 de abril de 2024

Homeopatia e climatério: uma abordagem natural para a saúde da mulher

Ainda que o climatério seja uma fase natural na vida de toda mulher, essa etapa…

27 de março de 2024

Homeopatia e a gestão do estresse para melhorar a qualidade do sono

A qualidade do sono tem sido cada vez mais reconhecida como um fator de impacto…

22 de março de 2024

A Homeopatia no tratamento da dengue

Embora a população brasileira seja constantemente “bombardeada” com informações sobre medidas preventivas contra a replicação…

15 de março de 2024
AGENDE SUA AVALIAÇÃO

Este site usa cookies e serviços de terceiros. Ao clicar em "ACEITAR" você confirma que está de acordo com nossa Política de Privacidade