Ainda estamos na primavera, porém as temperaturas já começaram a subir! Com isso vem o calor e ficamos muito expostos ao sol. Como já se sabe, a luz solar está diretamente relacionada ao envelhecimento precoce e ao aparecimento de manchas na pele e de outras alterações. Entre as lesões que alteram a cor da pele, está o Melasma.
Conheça mais sobre esta alteração facial, muito frequente em nosso meio, que causa grande angustia em muitas mulheres.
Melasma é uma alteração na cor da pele, caracterizada por manchas mais escuras do que a cor da pele do indivíduo.
Essas lesões, que aparecem ao longo da vida, surgem pois uma célula da pele, chamada melanócito, começa a produzir grande quantidade de melanina. A produção excessiva de melanina acontece quando a célula é estimulada, por exemplo, pela exposição à luz solar.
Os melanócitos são células presentes na pele e são responsáveis pela produção de melanina.
A melanina é a substância que dá cor à pele e aos cabelos. Ela é muito importante na proteção das células da pele, pois as protegem contra os danos causados pelos raios ultravioleta da luz solar, que podem levar ao aparecimento do câncer de pele.
O que determina a diferença na cor da pele das pessoas não é a quantidade de melanócitos que estão presentes na pele, mas sim a quantidade e o subtipo de melanina que o melanócito produz. Vários aspectos podem estimular o melanócito a produzir mais melanina, sendo a exposição solar o principal estimulador.
O melasma pode aparecer em qualquer parte do corpo. Entretanto, essas lesões dermais surgem com maior frequência nas áreas do corpo que ficam mais expostas ao sol, como a face e os membros superiores. O melasma facial pode ser classificado em 3 categorias, dependendo da sua localização:
O melasma é uma condição que pode atingir a todos. Entretanto, mesmo podendo acometer qualquer indivíduo, existem algumas situações que tornam o melasma mais frequente:
O surgimento do melasma é casual. Porém existem situações que fazem o melasma surgir com mais frequência. A longa exposição ao sol é uma situação significante para o surgimento, durante ou posterior, de melasmas. Outra situação que pode levar à aparição do melasma é durante o período gestacional.
A causa real ainda não está totalmente definida, mas já se sabe que alguns aspectos estão relacionados ao aparecimento do melasma. Entre eles:
Conforme o tempo passa, pode-se observar alterações no grau de escurecimento das manchas. Durante o inverno as lesões podem clarear, entretanto, durante o verão, as mesmas lesões tendem a escurecer devido a maior exposição ao sol.
Quando o melasma surgem no período gestacional, nas mulheres que apresentam pele com menor pigmentação, as lesões podem diminuir ou até desaparecer. Já nas mulheres em que a pele apresenta maior pigmentação, as manchas tendem a permanecer.
O diagnóstico é feito através de avaliação clínica.
O tratamento do melasma exige disciplina e paciência pois os resultados levarão algumas semanas para serem observados. Faz parte do tratamento as seguintes instruções:
Quer saber mais sobre melasma e manchas na pele? Entre em contato e agende já uma consulta!
A fibromialgia é uma condição que está ficando cada vez mais conhecida, apesar dos desafios…
Muitas recomendações da Homeopatia para a saúde da mulher não são conhecidas, inclusive para aquelas…
Nos últimos anos, a busca por alternativas mais suaves e com menos efeitos colaterais tem…
A saúde reprodutiva é um aspecto fundamental do bem-estar geral de toda mulher. Manter o…
Toda mulher, em algum momento da vida, terá que lidar com os impactos negativos dos…
O período pós-parto é um momento de grandes transformações na vida de uma mulher. Além…
Este site usa cookies e serviços de terceiros. Ao clicar em "ACEITAR" você confirma que está de acordo com nossa Política de Privacidade