Microagulhamento Dermaroller: saiba tudo sobre o procedimento

18 de fevereiro de 2020

Microagulhamento Dermaroller: saiba tudo sobre o procedimento

Rugas, linhas de expressão, cicatrizes hipertróficas, cicatrizes de acne e cicatrizes de estria: ninguém gosta de viver com imperfeições. Muitas dessas lesões, com o passar do tempo, parecem se tornar definitivas e irreversíveis. Mas, o microagulhamento com uso do Dermaroller revitaliza e rejuvenesce a pele do rosto e do corpo, amenizando os impactos ocasionados pelo tempo.

Além de tratar profundamente os danos na pele como um todo, essa técnica também é indicada para estrias, em qualquer região do corpo.

O procedimento consiste em rejuvenescer a pele através do estímulo da produção de colágeno após processo inflamatório determinado pelas lesões causadas pelas microagulhas. E é o colágeno juntamente com a elastina que dão firmeza e elasticidade à pele.

Como o microagulhamento age na pele?

Mas, afinal, como esse procedimento é realizado? O Dermaroller, que deve sempre ser utilizado por um médico em ambiente clínico, é uma espécie de rolo com agulhas muito pequenas, que variam de tamanho conforme o quadro clínico e os objetivos do paciente.

O Dermarroller é um rolinho descartável, que apresenta várias agulhas de aço cirúrgico ou titânio, responsáveis por realizar microperfurações na pele. Essas lesões provocadas na pele desencadeiam um pequeno processo inflamatório na região tratada que irá estimular os fibroblastos a produzirem mais colágeno. Os fibroblastos são as células especializadas e responsáveis pela produção de colágeno no nosso corpo.

Com todo esse processo, a pele é obrigada a se defender, produzindo uma maior quantia de colágeno e garantindo não só o rejuvenescimento, mas a firmeza da região. Antes do início do procedimento, o médico aplicará um creme anestésico no local para evitar dores.

Durante o procedimento, é bastante comum haver pequenos sangramentos por conta das microperfurações. Mas, eles desaparecem logo após a conclusão da sessão. Ao final, poderá ser visto apenas uma vermelhidão que se normaliza dentro de três dias.

Quais os benefícios do Dermaroller?

Um dos principais benefícios desse tratamento é que os resultados são alcançados de uma forma totalmente natural. A técnica apenas acelera um processo normal que já acontece na derme. 

Como foram provocadas essas microperfurações na pele, esse pode ser o momento ideal para se aplicar substâncias específicas sobre área tratada. Deste modo, substâncias que tem ação clareadora, por exemplo, podem penetrar mais profundamente permitindo o tratamento simultâneo de manchas faciais.  

Outros benefícios desse procedimento são:

  • Resultados perceptíveis em poucas semanas
  • Não requer internação médica
  • Recupera o aspecto jovem
  • Procedimento pode ser feito em qualquer parte do corpo

Quantas sessões de Dermaroller são recomendadas?

Não é possível determinar um número exato de sessões para conclusão do tratamento. Mas já é possível observar resultados iniciais por volta da terceira sessão. O tempo total irá variar conforme o quadro clínico da pessoa, gravidade e profundidade das suas lesões.

Mas, algo bastante característico desse tipo de procedimento é que, para realizar uma nova sessão é necessário que o cliente espere um mês. Esse é o tempo necessário para que a pele passe por todo o processo de reconstrução.

Cuidados antes do tratamento

Se engana quem pensa que para realizar o microagulhamento é só tomar a decisão e pronto. Existem cuidados necessários antes mesmo de se submeter ao procedimento de microagulhamento.

É necessário fazer um preparo da pele com produtos específicos. O objetivo do preparo é permitir que se alcance os melhores resultados com o tratamento, e também evitar possíveis efeitos colaterais, como por exemplo, manchas após o procedimento.

Além disso, para qualquer pessoa que decidida realizar o procedimento, é recomendado que o uso de qualquer ácido seja suspenso entre 72 e 48 horas antes.

Como funciona a recuperação?

Por perfurar a pele, o microagulhamento requer alguns cuidados bem específicos. Assim que o procedimento termina podem haver inchaços, vermelhidão e ardor. O seu médico irá te informar a melhor maneira de tratar esses inconvenientes caso eles apareçam. Mas um item que não pode faltar após o Microagulhamento é o protetor solar.

Mesmo em dias de chuva ou nublados, o uso de protetor solar é indispensável. Isso porque, se não houver cuidados suficientes com os raios solares durante essa etapa é bem possível que a região fique manchada. Evite a exposição solar por cerca de 30 dias.

Dermaroller pode ser feito em casa?

Como é um aparelho estético, muitas pessoas acham que comprando o Dermaroller poderá realizar o procedimento em casa. Mas, não é recomendado que esse procedimento seja realizado por conta própria, sem supervisão médica.

Devido à quantidade de perfurações, sem o cuidado profissional, a possibilidade de infecções é bastante alta. O Dermaroller também precisa ser registrado na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) já que, todo material utilizado para esse procedimento deve ser esterilizado e posteriormente descartado.

Procure um profissional

É por essas razões que o tratamento dessas lesões deve ser feito por um médico. Apenas ele irá analisar o seu rosto e seu corpo e poderá dizer se existe algum tipo de contra indicação, cuidados especiais ou se é necessário intercalar outros tratamentos durante o microagulhamento.

Cuide de você agora mesmo! Ligue para o consultório da Dr. Angélica Pacheco e agende já uma avaliação!

Venha conhecer a clinica e o melhor tratamento lhe será indicado.

Microagulhamento , , , , ,
WhatsApp | Dra. Angélica Pacheco - Dermatologia Estética
WhatsApp
close-image