AGENDE SUA AVALIAÇÃO

Mitos e verdades sobre a celulite

A celulite é um depósito de gordura sob a pele que a deixa um aspecto ondulado, cheio de “furinhos”, conhecida pelo efeito “casca de laranja”. As principais partes do corpo afetadas pela celulite são as coxas, os quadris, o bumbum e a barriga.

Sua origem pode estar associada a diversos fatores. Por isso, é comum que a população espalhe muitas informações a respeito da celulite, mas nem todas estão corretas. Conheça algumas afirmações comuns e descubra o que é mito e o que é verdade.

Mulheres têm mais celulite que homens

Verdade. Cerca de 95% das mulheres são afetadas pela celulite. Todas as etnias, após a puberdade, podem ter essas marquinhas. No entanto, é mais comum em mulheres de pele branca.

Bebidas com gás, como refrigerantes, provocam celulite

Mito. O problema não é ser uma bebida gaseificada. A questão é a alta concentração de açúcar e calorias. Refrigerantes colaboram para que a pessoa engorde e apresente gordura localizada. No entanto, as versões “light” ou “zero calorias” também não são a solução: elas possuem uma concentração de sódio muito maior, também favorecendo a retenção de líquido. Dessa forma, a água gaseificada, por si só, não possui relação com o surgimento de celulites.

Alimentação saudável e exercícios físicos ajudam a prevenir e a amenizar a celulite

Verdade. Esses hábitos são fundamentais para o bom funcionamento do nosso corpo como um todo. É muito importante manter uma alimentação balanceada e estar sempre se hidratando. A atividade física pode ajudar a tonificar o corpo e aumenta a circulação sanguínea no corpo, principalmente nas áreas mais afetadas pela celulite.

Apenas quem está acima do peso têm celulite

Mito. A celulite não está sempre associada à obesidade. Mulheres magras também podem apresentar celulite, no entanto, o sobrepeso piora o aspecto da celulite, já que as camadas de gordura comprimem os vasos sanguíneos e linfáticos, causando maior inchaço e fibrose nas partes do corpo que acumulam mais gordura.

Tratamentos estéticos ajudam a amenizar a celulite

Verdade. A radiofrequência, por exemplo, ajuda a melhorar o aspecto da área do corpo com celulite e reduz as toxinas acumuladas na pele, refletindo na aparência geral da pele. Além disso, estimula a produção de fibras de colágeno, dando mais sustentação à pele. O tratamento, aliado a hábitos de vida mais saudáveis, melhora consideravelmente os sinais da celulite na pele.

Faça uma avaliação com um profissional capacitado, pois assim será possível analisar qual o grau da sua celulite e iniciar o tratamento mais adequado. Possui mais dúvidas sobre o tratamento da celulite? Deixe seu comentário!

Dra. Angélica Pacheco

A Dra. Angélica Pacheco é Médica e possui formação acadêmica em Dermatologia Cosmética com Pós-Graduação em Dermatologia e Ênfase em Cosmiatria. Atende na Clínica Med Square que se encontra em local de fácil acesso e com uma estrutura física moderna e extremamente confortável,  no bairro Jardim Karaíba, Uberlândia / MG.

Posts recentes

Autonomia e vitalidade: cuidados homeopáticos para mulheres acima dos 60

Com o passar dos anos, é comum que atividades antes simples, como subir escadas ou…

4 de outubro de 2025

Transtornos de humor femininos: caminhos possíveis com a Homeopatia

Você já percebeu como oscilações de humor, episódios de tristeza ou irritabilidade podem surgir sem…

17 de setembro de 2025

Despedida dos filhos: como a Homeopatia acolhe mulheres nessa fase

A despedida dos filhos de casa é um momento carregado de emoções contraditórias. Você já…

3 de setembro de 2025

Como a Homeopatia pode suavizar os impactos emocionais da TPM

Você já notou como mudanças de humor, irritabilidade ou tristeza podem surgir nos dias que…

25 de agosto de 2025

Alívio natural para dores articulares: o que esperar do tratamento homeopático

Você já sentiu aquele incômodo persistente nos joelhos ao descer as escadas, aquela rigidez nos…

11 de agosto de 2025

A força da homeopatia para dores crônicas no alívio diário sem medicação forte

Conviver com dor diariamente não é normal, embora muitas pessoas já tenham se acostumado com…

24 de julho de 2025
AGENDE SUA AVALIAÇÃO

Este site usa cookies e serviços de terceiros. Ao clicar em "ACEITAR" você confirma que está de acordo com nossa Política de Privacidade