A celulite é um problema estético que incomoda muitas pessoas. Cerca de 95% das mulheres, após a puberdade, são afetadas por elas. Tais marcas são mais comuns entre as pessoas de pele branca, entretanto ela pode atingir à todos, inclusive os homens. Pensando nisso, a radiofrequência aparece como um dos principais procedimentos estéticos utilizados para tratar esses sinais da pele. Conheça mais sobre as celulites e seu tratamento!

O que é a celulite?

A celulite caracteriza-se por uma alteração na superfície da pele, deixando-a com um aspecto de “casca de laranja”, apresentando assim ondulações e furinhos. Tais alterações estruturais ocorrem na camada mais profunda da pele, conhecida como subcutânea, onde estão localizadas as células de gordura. Apesar de não ser considerada uma doença, as famosas celulites são medicamente conhecidas como lipodistrofia ginoide.

Seu aparecimento costuma ser mais frequente em algumas regiões do corpo, como quadris, coxas e nádegas. É possível ainda que as celulites apareçam nas mamas, abdômen, braços e nucas, principalmente no corpo feminino, pois tais áreas também acumulam gordura. Entretanto, mulheres magras também podem ter celulite, pois essas marcas não são uma condição dermal necessariamente atrelada à obesidade.

Principais causas da celulite

As causas exatas do desenvolvimento de celulites ainda é medicamente desconhecida. Entretanto, já se sabe que a celulite possui origem multifatorial, ou seja, diversos aspectos podem estar envolvidos no seu aparecimento. Dentre eles, podemos citar:

01. Predisposição genética

A hereditariedade e o histórico familiar são fatores relevantes quando se fala de celulite. Nesses casos, tratamentos preventivos são recomendados para evitar o aparecimento dessas marcas.

02. Problemas circulatórios

Quando o indivíduo possui problemas de circulação, o sangue não flui bem pelo organismo. Dessa forma, as toxinas não são drenadas adequadamente, tornando assim, o líquido celular mais viscoso, propiciando o aparecimento das celulites.

03. Desequilíbrio hormonal

Quando os níveis de estrogênio – principal hormônio feminino – estão muito altos, ocorrem disfunções no metabolismo, o que pode criar ou agravar as celulites. Tais sinais tendem a aparecer nas áreas do corpo em que a gordura está sob a influência do estrógeno, como nos quadris, coxas e nádegas. O uso de anticoncepcional também é um fator que pode desencadear esse problema, pois aumenta a quantidade de hormônios no organismo.

04. Hábitos de vida

A má alimentação é um fator extremamente importante quando o assunto são celulites. Uma alimentação rica em açúcares e carboidratos, juntamente à baixa ingestão de água são atitudes que corroboram para o aparecimento de tais marcas. A falta de atividades físicas, o ato de fumar e a tensão emocional também são hábitos que contribuem para o surgimento da mesma.

Radiofrequência no tratamento da celulite!

A radiofrequência é um dos principais procedimentos estéticos utilizados no tratamento das celulites. O procedimento é feito com um aparelho que emite ondas eletromagnéticas de alta frequência, que ao entrar em contato com o corpo, são transformadas em calor. A ponteira do aparelho é colocada na área da pele a ser tratada, realizando movimentos circulares. Tais ondas atuam diretamente no tecido adiposo, aquecendo as células de gordura.

Sua aplicação é rápida, simples e indolor. Além disso, a radiofrequência têm como objetivo melhorar o aspecto da celulite e ajudar a reduzir as toxinas acumuladas nas camadas da pele. O tratamento ainda estimula a produção de fibras de colágeno, tornando a pele mais lisa, firme e saudável.

Antes de escolher seu procedimento ideal para tratar as celulites é muito importante fazer a avaliação com um profissional capacitado. Assim, ele poderá verificar o grau da celulite e determinar quantas sessões serão necessárias para conseguir um resultado eficaz. Ainda tem mais dúvidas sobre as celulites e o tratamento da radiofrequência? Entre em contato conosco!