A população brasileira tem buscado cada vez mais o auxílio dos medicamentos homeopáticos para tratar doenças crônicas e agudas, visto que desde 2006 a homeopatia é oferecida no SUS como uma Prática Integrativa e Complementar.

Porém, a eficácia dos medicamentos homeopáticos pode ser comprometida por algumas práticas cotidianas, bem como potencializada por outras atitudes individuais, visto que é uma área da medicina que entende o indivíduo como unidade de corpo e mente.

Assim, se você usa Homeopatia, continue lendo para aprender a extrair o melhor resultado do seu tratamento.

O que é a Homeopatia?

A Homeopatia é uma especialidade médica com uma visão integral e totalitária do paciente. Na consulta homeopática são considerados todos os sintomas, tanto físicos como emocionais. E é esse conjunto de sintomas que permitirá a escolha de um medicamento que seja o mais específico para cada caso, para cada paciente. 

Os remédios homeopáticos são produzidos a partir de substâncias naturais podendo ser de origem vegetal, mineral ou animal. Para ser considerado medicamento homeopático, cada substância passa por um processo de experimentação por pessoas sãs, sem doenças.

A partir dos sintomas desencadeados em cada experimentador vai sendo conhecido o quadro sintomatológico de cada substância específica. Ao ser usado em um indivíduo com os mesmos sintomas, ou sintomas semelhantes, o remédio homeopático determinará uma reação secundária natural do próprio sistema imunológico para combatê-los. Eles podem ser utilizados nas crises agudas ou para estabilizar e controlar quadros crônicos em qualquer fase da vida, mesmo em recém-nascidos, gestantes e idosos.

Como os medicamentos homeopáticos funcionam

A Homeopatia busca fazer com que o próprio organismo responda aos seus desequilíbrios, reagindo e trabalhando como um todo para restabelecer o estado de saúde.

Os medicamentos homeopáticos buscam simular — em proporções infinitamente menores — os mesmos sinais e sintomas que cada organismo apresenta durante o seu processo de doença, sendo que para isso são utilizadas doses ultra-diluídas. Assim, espera-se que o sistema imune aja contra essas manifestações, restaurando a saúde do paciente.

Nesse sentido, em algumas situações a Homeopatia é utilizada em conjunto com a alopatia (medicamentos tradicionais), contribuindo para que o processo de cura e de restabelecimento da saúde sejam completos.

O que pode cortar o efeito dos medicamentos homeopáticos?

Alguns cuidados devem ser tomados com relação aos medicamentos homeopáticos, pois o uso concomitante de algumas substâncias pode interferir em sua efetividade.

● Cânfora

O uso simultâneo de Homeopatia e produtos canforados ou mentolados pode prejudicar o tratamento. Nesta lista entram o Vick Vaporub, os cremes, pomadas, emplastros para dor muscular e adesivos.

● Medicamentos alopáticos

Como já foi dito, é muito comum que a Homeopatia seja utilizada em concomitância com os medicamentos alopáticos. Porém, alguns remédios podem diminuir o efeito do remédio  homeopático, um exemplo são os corticoides, que promovem uma imunossupressão, enquanto a Homeopatia busca justamente o oposto: estimular o sistema imune. Mas esse uso ao mesmo tempo não anula a ação do medicamento homeopático.

● Álcool

Segundo a Associação Paulista de Medicina, o consumo moderado de álcool não tem relação com a perda de efeito dos medicamentos homeopáticos. O que se recomenda é que, caso vá consumir alguma bebida alcoólica, não o faça com os remédios, dando um intervalo de pelo menos trinta minutos, bem como não exagere na quantidade.

● Calor e umidade

Fatores naturais, como calor e umidade, podem levar a uma perda da eficácia dos medicamentos, tanto homeopáticos quanto alopáticos. 

  • Aparelhos eletrônicos

Esses equipamentos emitem ondas eletromagnéticas que podem alterar e diminuir a ação do medicamento homeopático. Portanto, armazene os medicamentos longe do sol, fora do banheiro, evite guardar na bolsa junto do celular e outros equipamentos ou em armários com outros produtos que exalem cheiros ou aromas fortes.

Cuidados durante o tratamento homeopático

Para que melhores resultados possam ser alcançados e a durabilidade do seu medicamento homeopático seja maior, algumas sugestões além das já citadas anteriormente:

  • Evite o contato do conta gotas com partes da boca;
  • Evite o contato das mãos com os glóbulos, comprimidos ou tabletes;
  • Não utilize o mesmo conta gotas para medicamentos diferentes;
  • Não recomende seu remédio para outra pessoa;
  • Aguarde 15 minutos antes ou depois das refeições para tomar o seu remédio;
  • Não reutilize o frasco de um medicamento para outro;
  • Não se automedique;
  • Mantenha os medicamentos fora do alcance de crianças.

Dúvidas?

Tem ainda alguma dúvida sobre o tratamento ou medicamento homeopático? Entre em contato e agende uma consulta com a Dra. Angélica Pacheco, médica homeopata em Uberlândia.