Rejuvenescimento: tratamentos estéticos amenizam a ação do tempo sobre a pele

16 de agosto de 2017

Rejuvenescimento: tratamentos estéticos amenizam a ação do tempo sobre a pele

Com o passar do tempo, a nossa aparência muda. O envelhecimento é um processo natural do nosso organismo e a pele é a parte do nosso corpo em que esses sinais são mais visíveis. No entanto, tratamentos estéticos podem ajudar no processo de rejuvenescimento, amenizando e reduzindo os traços da idade.

São muitos os fatores relacionados com o envelhecimento. Antes de tudo, é um produto do tempo, natural do nosso organismo e as características genéticas de cada indivíduo. Os maus hábitos de vida, como a má alimentação, sedentarismo e exposição excessiva ao Sol, no entanto, podem acelerar esse processo.

Hábitos que podem acelerar o envelhecimento

Não dá para parar os efeitos do tempo, mas é possível se atentar para quais hábitos podem acelerar esse processo. Procure mudar essas práticas no seu cotidiano.

Alimentação desregulada, com excesso de gorduras e açúcares: muitas pessoas tem uma alimentação com muitos produtos industrializados, com altos índices glicêmicos, de sódio e de gorduras. Uma dieta equilibrada é muito importante para todos os aspectos da saúde, dando atenção para produtos naturais como frutas, legumes e hortaliças.

Excesso de bebidas alcoólicas e cigarro: álcool prejudica o funcionamento adequado do organismo, provocando desidratação e também provoca a queda dos níveis de antioxidantes que agem na renovação celular. Já o tabaco possui uma quantidade enorme de substâncias tóxicas ao nosso organismo, atrapalhando a oxigenação da pele e absorção de nutrientes, além de estimular a produção de radicais livres (que aceleram o envelhecimento).

Deixar de beber água: Muita gente não se atenta para beber água com frequência, só bebendo quando sentir sede. As fibras de colágeno da pele precisam de hidratação para funcionarem de maneira adequada.

Levar uma vida sedentária: a prática regular de atividades físicas ajuda a melhorar a qualidade de sono, a aliviar o estresse e permitir a oxigenação celular pela circulação sanguínea. O estresse e as noites mal dormidas também prejudicam o nosso metabolismo e aceleram o envelhecimento. Os exercícios e o descanso adequado ajudam a levar uma vida mais saudável, refletindo na saúde da pele.

Descuidar da proteção e hidratação da pele: os cremes hidratantes ajudam a manter a pele bonita e saudável, criando uma camada que protege a pele de agressões externas. O protetor solar também é muito negligenciado. Ele deve ser usado sempre e não só durante as altas temperaturas. A exposição excessiva ao Sol é um dos principais fatores que aceleram o envelhecimento da pele.

Tratamentos para rejuvenescimento

A face é a parte do nosso corpo em que os sinais do envelhecimento estão mais a mostra e, por isso, muitas pessoas se sentem mais incomodadas com esses sinais. A pele do rosto fica com uma aparência ressecada, a produção de colágeno diminui, a pele fica mais fina e marcas, sulcos e rugas ficam mais perceptíveis.

Assim como o rosto, o pescoço, o colo, os braços e as mãos também são áreas do corpo que ficam muito expostas ao Sol e também precisam de cuidados. O envelhecimento dessas partes pode ser apresentado por ressecamento, manchas e perda do viço da pele.

Diversos tratamentos estéticos podem ser usados para amenizar ou mesmo eliminar algumas das alterações do envelhecimento. Conheça alguns deles:

Luz Intensa Pulsada

A Luz Intensa Pulsada é uma tecnologia que emite feixes de luz e pode ser utilizada na remoção de manchas solares e estimular a produção de colágeno.

Toxina Botulínica

Conhecida popularmente como B o t o x®, é uma toxina utilizada nos tratamentos estéticos principalmente para diminuir rugas e linhas de expressão.

Peeling

Com a aplicação de substâncias ácidas, a pele começa a descamar, provocando a remoção das camadas mais danificadas e a regeneração de uma pele mais saudável. É indicado para o tratamento de manchas de pele, marcas e acne, rugas, flacidez e cicatrizes.

Skinbooster

Esse método consiste na aplicação de ácido hialurônico em camadas específicas da pele, para recuperar a hidratação e a sustentação da pele.

Microagulhamento

Com o uso de um equipamento chamado dermaroller, pequenas agulhas finas são usadas para lesionar a pele e provocar um processo de regeneração.  É indicado para amenizar manchas, estrias e cicatriz, reduzir flacidez e estimular a produção de colágeno.

Procure seu profissional para avaliar quais procedimentos mais adequados para você. Tem mais dúvidas sobre os tratamentos para rejuvenescimento? Deixe seu comentário.

Venha conhecer a clinica e o melhor tratamento lhe será indicado.

Dermatologia Estética , , , , , , , , ,
WhatsApp | Dra. Angélica Pacheco - Dermatologia Estética
WhatsApp
close-image