Um dos princípios fundamentais da Homeopatia é a ideia de que o ser humano é formado pela tríade, corpo, espírito e força vital. Sendo esta última responsável por manter o equilíbrio interno, tanto no que se refere ao físico como  também ao emocional. Corpo e mente formam uma unidade que exercem influência um sobre o outro, de tal forma que as emoções de um indivíduo podem afetar sua saúde física. Assim, ao tratar a causa emocional tem-se também uma melhora da saúde física.

Esse princípio pode ser aplicado em todos os tipos de pacientes, incluindo os atletas, que são constantemente cobrados por bons resultados. Nesse grupo de pacientes, o medo da derrota pode levar a respostas indesejáveis do corpo, predispondo até mesmo a uma maior recorrência de lesões. Por isso, a Homeopatia é indicada para o tratamento de lesões esportivas, junto de outras abordagens terapêuticas convencionais.

A Homeopatia atuando no cuidado integral

A Homeopatia é uma especialidade médica que desempenha um importante papel no cuidado integral da saúde, pois aborda não apenas os sintomas físicos, mas também os aspectos emocionais e mentais do doente. . Assim, por abordar o paciente como um indivíduo complexo, cuja mente e corpo estão conectados, ela ajuda a identificar as causas subjacentes dos sintomas e a tratar a pessoa de forma integral.

A Homeopatia no tratamento de distúrbios emocionais

Dentre todas as especialidades médicas, a Homeopatia é uma das que mais têm recomendação para tratar distúrbios diversos, incluindo os emocionais e psicológicos, como ansiedade, depressão, fobias e transtornos obsessivo-compulsivos. Isso porque sua abordagem abrangente  permite atuar também nas causas subjacentes do distúrbio.

Homeopatia pode ajudar os pacientes a se tornarem mais conscientes de seus corpos e entenderem melhor seus limites. Isso é particularmente importante para aqueles que tendem a ignorar os sinais do corpo e a sobrecarregá-lo, levando a uma série de problemas de saúde física.

Um exemplo de como a especialidade pode ajudar a melhorar a integração entre corpo e mente é no caso de competidores e atletas, que ficam muito fixados e com medo da derrota, chegando até mesmo a desenvolver sintomas físicos, como dores de cabeça, insônia e problemas digestivos. Durante a consulta, o médico homeopata irá considerar todos os sintomas físicos e mentais que possam estar envolvidos no caso e assim prescrever um medicamento homeopático que consiga cobrir todo o quadro sintomatológico do paciente. 

Homeopatia no tratamento de lesões esportivas

A Homeopatia é uma opção segura e eficaz para tratar lesões esportivas, pois ajuda principalmente a reduzir a inflamação e a dor local, além de acelerar a recuperação e melhorar a função muscular. Porém, para que o tratamento das lesões esportivas seja eficaz, os remédios homeopáticos devem ser selecionados de acordo com a natureza da lesão, com a intensidade dos sintomas e com as  características físicas e emocionais do paciente. 

Alguns dos remédios homeopáticos comumente usados para tratar lesões esportivas incluem:

  • Arnica montana: um dos remédios mais populares e tradicionais para lesões musculares, contusões e hematomas, pois ajuda a reduzir a dor e a inflamação, além de melhorar a circulação sanguínea e a acelerar a recuperação;
  • Ruta graveolens: indicado para lesões que envolvem tendões, ligamentos e cartilagens, como entorses e lesões no joelho e tornozelo – muito comuns entre os jogadores de futebol;
  • Hypericum perforatum: um remédio eficaz para lesões que envolvem as diversas estruturas nervosas, como contusões e dores na coluna vertebral ou nervos periféricos;
  • Bryonia: usado para lesões que envolvem dor e inchaço nas articulações, como entorses e contusões, atuando na redução da dor e da inflamação;
  • Rhus toxicodendron: é indicado para lesões musculares, como distensões e contusões, especialmente em áreas como a lombar, pernas e costas. 

Esses são exemplos de remédios homeopáticos relacionados a lesões esportivas, mas sua escolha não está baseada apenas nos sintomas físicos ou nas características das lesões. Para cada caso serão considerados todos os aspectos que representam o paciente, as características que o tornam único. Ou seja, tudo é importante, não apenas a doença que ele apresenta.

Para a produção dos remédios homeopáticos são utilizadas substâncias naturais  – vegetal, animal ou mineral – que podem ser prescritas para tratar lesões esportivas e ajudar o atleta a se preparar melhor para os desafios.

Cuide-se! Agende sua consulta com a médica homeopata Dra. Angélica Pacheco.