Um problema que aflige grande número de mulheres e homens são as estrias. Atualmente o tratamento baseia-se na complementariedade de métodos e abordagens para se obter melhores resultados.
As estrias são cicatrizes causadas pelo rompimento das fibras de elastina e colágeno da pele que sofreram um estiramento acelerado.
Alguns exemplos de situações que podem provocar as estrias são o crescimento rápido na puberdade, aumento excessivo dos músculos ao praticar exercícios físicos, gravidez, obesidade, entre outros. Costumam aparecer com maior frequência nos seios, barriga, glúteos e laterais dos quadris e coxas.
As estrias são classificadas em dois tipos:
Estrias vermelhas:
São as estrias recentes, que ainda possuem fluxo de sangue no local e respondem melhor ao tratamento. É comum que nessa etapa aconteça reações inflamatórias e até mesmo coceira na região.
Estrias brancas:
Quando o processo de inflamação começa a diminuir, as estrias vão clareando até se tornarem brancas. Nesse estágio, são consideradas cicatrizes. O tratamento costuma ser mais difícil.
Tratamento
Para realizar o tratamento, é necessário fazer uma avaliação que leva em conta os aspectos das estrias, como a cor, localização no corpo, largura, profundidade etc. Além dos aspectos do paciente como a sensibilidade da pele, capacidade de regeneração, alergias, entre outros.