A Homeopatia é uma especialidade médica que oferece opções de tratamentos para pessoas de diferentes faixas etárias e para doenças de diversos sistemas, inclusive para a labirintite crônica emocional, uma das labirintopatias — problemas relacionados ao equilíbrio — mais comuns entre a população brasileira.

Os tratamentos que envolvem medicamentos homeopáticos são elaborados considerando a individualidade do paciente, pois corpo e mente são considerados uma só unidade. Portanto, por se tratar de uma doença emocional, o indivíduo com esse tipo de labirintite pode se beneficiar muito da homeopatia.

O que é a labirintite crônica emocional?

A labirintite emocional é uma inflamação dos nervos do ouvido ou do labirinto ocasionada por alterações emocionais, como estresse, ansiedade, nervoso ou até depressão. Na doença crônica, as crises acontecem durante toda a vida, sendo importante saber evitá-las e também como tratá-las quando surgirem.

O diagnóstico da labirintite envolve uma grande investigação dos fatores desencadeantes das crises. Nesses casos, é comum o relato dos pacientes sobre o aparecimento dos sintomas, diretamente ligado a gatilhos emocionais, que envolvem sentimentos diversos, como rejeição (inclusive da infância e de memória intrauterina), abandono, perda de entes queridos, acidentes, excesso de pressão no trabalho ou nos estudos, dentre outros.

Principais sintomas de labirintite

Os principais sintomas de uma labirintopatia, incluindo da labirintite crônica emocional, são:

  • Tontura e vertigem;
  • Diminuição do equilíbrio;
  • Zumbido no ouvido;
  • Dificuldade para focar a visão;
  • Sensação de aumento de pressão no ouvido;
  • Dor de cabeça constante.

Como mencionado, o paciente com labirintite crônica emocional pode notar que o surgimento desses sintomas esteja associado a traumas, episódios de estresse agudo ou picos de nervoso, sendo que durante as fases mais tranquilas da vida eles costumam desaparecer.

Segundo a Sociedade Brasileira de Otologia (SBO), a labirintite é uma doença que acomete cerca de 30% da população geral. Além disso, os sintomas da doença são a segunda maior causa de queixas na população idosa, conforme a Sociedade Brasileira de Medicina. Por isso, ao sentir vertigens e zumbidos é importante se atentar aos fatores desencadeantes e buscar ajuda médica para realizar o tratamento mais adequado.

Como tratar a labirintite emocional com Homeopatia?

O tratamento da Homeopatia para a labirintite crônica emocional está relacionado com a causa do quadro. A partir de uma anamnese bem completa, onde o médico consiga entender os fatores desencadeantes das crises, é possível atuar tanto para evitar novos episódios, quanto para amenizá-las quando acontecerem; reduzindo principalmente a intensidade dos sintomas.

Além do medicamento homeopático, o médico pode sugerir mudanças de hábitos de vida e de alimentação, rotina de exercícios e principalmente apoio psiquiátrico e/ou psicológico. Portanto, a Homeopatia é um tratamento complementar importante para a labirintite crônica emocional, principalmente por ser uma especialidade médica que trata o indivíduo integralmente, considerando os aspectos emocionais e seus efeitos na saúde corporal.

Dicas para evitar e combater crises agudas

Além de contar com ajuda da homeopatia, as crises de labirintite crônica emocional podem ser reduzidas ao evitar situações que geram muito estresse ou ansiedade. Portanto, a psicologia pode ajudar a lidar com as dificuldades emocionais. Também é indicado que a pessoa com labirintite se mantenha bem hidratada, consuma pouca cafeína e bebidas alcoólicas, e evite fazer dietas com jejum prolongado.

Durante a crise, é recomendado manter-se de pé ou sentado, com a cabeça ereta, respirar lentamente para controlar a ansiedade, utilizar compressa de água morna sobre o ouvido e ainda realizar gargarejo de água salgada caso também se tenha dor de garganta.

Venha tratar sua labirintite com a homeopatia

A Dra. Angélica Pacheco é homeopata em Uberlândia e pode te ajudar a tratar a labirintite crônica emocional. Entre em contato e agende uma consulta!