As manchas na pele são um grande incômodo para a maioria das pessoas. Causadas por diversos fatores, elas podem ser tratadas por meio de procedimentos estéticos que devolvem a autoestima para o paciente, ao mesmo tempo que dão uma uniformidade à pele.  

Quer saber quais são esses procedimentos? Neste texto mostraremos 4 tratamentos para manchas na pele e como eles podem eliminá-las! Para isso, diremos quais são os principais tipos de manchas e qual método se adequa melhor a cada caso.  

O que são as manchas na pele?  

O aparecimento de manchas na pele é sempre um motivo de reclamações. Seja pela exposição solar ou como consequência de alergia ou acne, quando não tratadas corretamente, esses sinais podem permanecer para sempre na pele do paciente.  

Principais tipos de manchas na pele!  

As manchas na pele são classificadas de acordo com as suas causas. Sendo assim, os principais tipos são provocadas pelos seguintes fatores: 

Exposição prolongada ao sol 

A exposição solar sem proteção acarreta diversos problemas para a pele. Além de acelerar o envelhecimento, pode levar ao surgimento de manchas conhecidas como melanose solar.  

Além disso, a exposição excessiva ao sol é considerada a principal causa relacionada ao surgimento de lesões neoplásicas ou câncer de pele. Por isso, é primordial o uso de protetor solar FPS 30, no mínimo, tanto para evitar as manchas, como também para se proteger contra um dos cânceres que mais afetam a população mundial.  

Acne  

As cicatrizes, juntamente com as manchas, são os dois possíveis resultados na pele nos casos de acne não tratados adequadamente. As manchas aparecem em decorrência do processo inflamatório presente na pele durante um quadro de acne. Nessas situações o termo utilizado é hipercromia pós inflamatória.

Alguns tipos de pele respondem com maior intensidade ao processo inflamatório, determinando o aparecimento de manchas mais ou menos escuras. Quanto maior o foto tipo maior a possibilidade de aparecimento de hipercromias ou escurecimento de regiões acometidas pela acne. Foto tipo é uma classificação dos tipos de pele, relacionado ao modo que esta pele responde ao ser exposta ao sol. Mais uma vez, destaca-se a importância do uso de protetor solar, não apenas na presença de lesões ativas de acne, mas também durante todo o tratamento.  

Alterações hormonais  

As alterações hormonais que acontecem durante a gravidez ou durante a menopausa podem levar ao aparecimento de manchas faciais. Isso porque elas estimulam os melanócitos a produzirem mais melanina, provocando assim o surgimento de manchas escuras na testa e próximo às maçãs do rosto.  

Alergias  

As manchas provenientes de alergias surgem após o consumo de alimentos alergênicos ou após o uso de produtos, como cremes e maquiagens que desencadeiam uma reposta exacerbada da pele. Normalmente elas são acompanhadas de coceira, são vermelhas inicialmente e progressivamente podem adquirir um tom amarronzado mais claro ou mais escuro. Enquanto presentes na pele, o uso adequado de protetor solar é a principal arma para evitar que se tornem permanentes. 

Melasma 

O melasma são manchas escuras cuja causa ainda não está totalmente definida, porém já se sabe que podem estar relacionadas à uma predisposição genética, ao uso de anticoncepcionais, à exposição solar excessiva, exposição ao calor de maneira geral ou às alterações hormonais. Dessa forma, o principal fator que desencadeia o melasma é a exposição à luz ultravioleta, afetando áreas como a face, os braços, o pescoço e o colo.  

4 tratamentos para manchas na pele! 

Existem diversos tratamentos para manchas na pele. Entretanto, tais tratamentos variam de acordo com as causas de cada mancha e devem ser indicados por um dermatologista. Saiba quais os principais procedimentos realizados: 

1. Luz Intensa Pulsada 

O tratamento de Luz Intensa Pulsada é indicado para pessoas que querem reduzir as manchas de exposição solar prolongada. A tecnologia emite feixes de luzes diversas que, ao gerarem calor no local, são capazes de reorganizar uniformemente as fibras colágenas e elásticas, reduzindo assim as manchas e proporcionando o rejuvenescimento da pele. Sua indicação deve ser bem avaliada pois, em determinados foto tipos, pode levar ao aparecimento de hipercromias. 

2. Microagulhamento 

O Microagulhamento ou Indução Percutânea de Colágeno, primariamente está relacionado ao estímulo da formação de novas fibras de colágeno e elastina. Entretanto, o tratamento também apresenta bons resultados no combate das manchas faciais. As pequenas aberturas criadas na pele com as micro agulhas permitem a penetração de substâncias clareadoras aplicadas durante o procedimento – técnica denominada como Drog Delivery. Deste modo, é possível abordar, no mesmo momento, não somente as alterações de sustentação da pele como flacidez e cicatrizes, mas ainda as hipercromias.

3. Peeling químico 

Indicado também para reduzir manchas faciais, o peeling químico é um tratamento em que há a aplicação de ácidos sobre a pele do paciente. A substância proporcionará a retirada das camadas danificadas da pele, uma vez que ele determinará uma descamação, promovendo assim o surgimento de uma camada mais lisa, sem manchas e linhas de expressão.  

4. Intradermoterapia  

Indicada para tratamento do melasma, a intradermoterapia facial injeta diretamente na área afetada ativos com ação clareadora previamente escolhidos pelo dermatologista. Além disso, o procedimento pode contribuir com a diminuição dos sinais de envelhecimento, como flacidez e rugas.  

Remova suas manchas na pele!  

Ao longo deste texto dissemos que as manchas na pele são decorrentes de diversos fatores, como a exposição solar e a acne. Posteriormente, apresentamos quais os tipos e os principais tratamentos para manchas na pele para quem deseja ter uma pele mais uniforme.  

Gostou de entender mais sobre o tema? Então não deixe de entrar em contato para tirar suas dúvidas e saber qual o melhor tratamento para você!