Rugas de expressão e substâncias para preveni-las

24 de agosto de 2016

Rugas de expressão e substâncias para preveni-las

Ao contrário do que muitos pensam, as rugas não são decorrentes exclusivamente do processo natural de envelhecimento da pele. Fatores ambientais, estilo de vida, tabagismo, qualidade do sono, exposição aos raios solares e alterações dos níveis de estrogênio também contribuem para o aparecimento das, muitas vezes indesejadas, marcas de expressão. As rugas são classificadas como estáticas ou dinâmicas. Para os dermatologistas, identificar o tipo de ruga é essencial para a escolha do tratamento correto para cada caso. Rugas dinâmicas também são chamadas de rugas de expressão.

As dinâmicas são as que aparecem somente quando o rosto está em movimento, como quando sorrimos, falamos ou franzimos a testa, por exemplo. No repouso, quando a pessoa está com a face relaxada, a linha desaparece. Geralmente são visíveis em pessoas por volta de 25 anos.

Já as estáticas são as marcas definitivas e independentes do movimento muscular. Estão presentes com a face relaxada e se acentuam durante a contração dos músculos. Geralmente, essas surgem após os 35 anos, mas varia muito de pessoa para pessoa. Indivíduos muito expressivos, atletas de alta performance e homens podem começar a tê-las mais precocemente.

Para as linhas dinâmicas, a toxina botulínica é a primeira opção de tratamento. Por isso é dito que a toxina tem efeito preventivo – ela faz com que as linhas de expressão não evoluam, uma vez que surgem devido à contração muscular. Isso porque quando aplicada em pequenas doses, a injeção de toxina botulínica promove o relaxamento muscular ao redor das rugas. Bloqueando a liberação de acetilcolina (neurotransmissor responsável por levar as mensagens elétricas do cérebro aos músculos) e, como resultado, o músculo não recebe a mensagem para contrair.

O procedimento é feito em uma única sessão e os resultados podem ser percebidos em cerca de 10 dias. O tratamento contínuo com a toxina botulínica evita que rugas dinâmicas se tornem estáticas, sendo que o tempo médio para uma reaplicação varia de cinco a seis meses.

As rugas estáticas já requerem mais cuidados. Além da aplicação periódica de toxina botulínica, podem ser associados preenchimentos, skinboosters ou tratamentos com laser para suavizá-las. Sendo assim, em se tratando de rugas, quanto mais cedo iniciamos os cuidados, melhor será o resultado.

Venha conhecer a clinica e o melhor tratamento lhe será indicado.

Tratamentos Faciais , ,
WhatsApp | Dra. Angélica Pacheco - Dermatologia Estética
WhatsApp
close-image