Conheça quais são os tipos de manchas mais comuns na face

19 de maio de 2017

Conheça quais são os tipos de manchas mais comuns na face

A queixa de alteração na cor da pele é muito comum no consultório e aflige muitos pacientes. Ela muitas vezes pode dar à face um aspecto mais envelhecido. Existem diversos tipos de manchas que podem aparecer no rosto.

Qualquer mancha escurecida na pele recebe o nome de hipercromia. Dentre as hipercromias, quatro são comuns na face: efélides, melanose solar, hipercromia pós-inflamatória e melasma.

  • Efélides são as manchas popularmente conhecidas como sardas. Surgem na infância e são hereditárias. Estão mais presentes em pessoas de peles claras e pessoas ruivas.
  • Melanose solar é também conhecida como mancha senil por aparecer em pessoas com idade acima de 40 anos. É decorrente da exposição solar ao longo da vida e sem uso de protetor solar.
  • A hipercromia pós-inflamatória é um escurecimento da pele que pode aparecer após algumas alterações da pele, como por exemplo, a acne ou ainda após procedimentos estéticos ou cirúrgicos.
  • Melasma é uma alteração da cor pele em que manchas escuras surgem no rosto principalmente na parte central ou nas bochechas. O aparecimento do melasma pode estar relacionado entre outros fatores à gravidez, exposição solar, uso de anticoncepcional oral, exposição a fontes de calor (secador de cabelo, sauna, fornos, panelas durante cozimento).

Todas essas alterações de pigmentação da pele podem ser tratadas. Entre as opções de procedimentos possíveis estão: o uso de substâncias clareadoras, o peeling químico e a luz intensa pulsada.

Uma avaliação determinará o tratamento mais adequado ou ainda a combinação de procedimentos. Você tem mais dúvidas sobre manchas no rosto? Deixe seu comentário!

Venha conhecer a clinica e o melhor tratamento lhe será indicado.

Tratamentos Faciais , , , , , ,
WhatsApp | Dra. Angélica Pacheco - Dermatologia Estética
WhatsApp
close-image