O surgimento de manchas na face, causando uma alteração na cor da pele, é uma queixa muito comum nos consultórios dermatológicos, além de afligir muitos pacientes. As manchas, muitas vezes, podem dar à face um aspecto mais envelhecido. Saiba mais sobre essa condição e suas principais causas. Conheça ainda os diversos tipos de manchas que podem aparecer no rosto!

O que são as manchas na face?

As manchas são caracterizadas por alterações na cor da pele, possivelmente causadas por um maior estímulo na produção de melanina pelos melanócitos. Suas causas estão relacionadas a fatores genéticos, exposição prolongada ao sol, alergias ou até mesmo alterações hormonais no período de gravidez, por exemplo. As acnes e queimaduras ainda podem ser consideradas fatores de surgimento para as manchas na pele!

4 tipos mais comuns de manchas na face!

Qualquer tipo de mancha escurecida na pele recebe o nome de hipercromia. Dentre as hipercromias, as quatro são comuns na face são conhecidas como efélides, melanose solar, hipercromia pós-inflamatória e melasma.

1. Efélides

As efélides são as manchas popularmente conhecidas como “sardas”. Tais sinais surgem na infância e são hereditárias. Além disso, as sardas são marcas que estão mais presentes em pessoas de peles claras e pessoas ruivas.

2. Melanose solar

Já a melanose solar, também conhecida como mancha senil, comumente aparece em pessoas com idade acima de 40 anos. Tal marca é decorrente da alta exposição solar ao longo da vida e sem uso de protetor solar.

3. Hipercromia pós-inflamatória

Por sua vez, a hipercromia pós-inflamatória é um escurecimento da pele que pode aparecer após algumas alterações da pele, como por exemplo, a acne ou ainda após procedimentos estéticos ou cirúrgicos.

4. Melasma

Por fim, o Melasma é uma alteração da cor pele em que manchas escuras surgem no rosto – principalmente na parte central ou nas bochechas. O aparecimento do melasma pode estar relacionado à gravidez, exposição solar, uso de anticoncepcional oral, exposição a fontes de calor – como secador de cabelo, sauna, fornos, panelas durante cozimento.

Como tratar as manchas na face?

Todas essas alterações de pigmentação da pele podem ser tratadas. Entre as diversas opções de procedimentos possíveis estão:

Para escolher o melhor tratamento indicado para cada tipo de mancha na face é necessário se consultar com um profissional qualificado. Dessa forma, a avaliação determinará o tratamento mais adequado ou ainda a combinação de procedimentos.

Você tem mais dúvidas sobre manchas no rosto? Entre em contato conosco e agende sua consulta com a Dra. Angélica Pacheco!