As temidas estrias brancas provocam desconforto estético para muitas pessoas, principalmente mulheres, pois a incidência é muito maior que nos homens.

Essas cicatrizes aparecem no corpo devido ao rompimento de fibras de colágeno e elastina, comumente causado por estiramentos rápidos.

As regiões do corpo em que as estrias costumam aparecer com maior frequência são: os quadris, as coxas, as pernas, a região lombar, nos seios, na barriga e no bumbum.

Estrias brancas e vermelhas

Essa divisão em estrias brancas e vermelhas é a mais comumente utilizada, até mesmo pela facilidade de identificação.

As estrias vermelhas apresentam essa coloração devido ao processo inflamatório e ao rompimento de vasos sanguíneos na área afetada. Antes de aparecerem, pode ocorrer a sensação de coceira. Também são chamadas de estrias recentes e, por serem mais novas, respondem melhor ao tratamento.

Já as estrias brancas são cicatrizes antigas. O sangue já foi absorvido pelo organismo e o processo inflamatório cessou. O tratamento é muito mais difícil e não é possível acabar com essas cicatrizes, mas é possível amenizá-las.

Tratamento das estrias brancas

Como dito anteriormente, não é possível voltar as estrias brancas ao estado natural da pele. No entanto, uma combinação de procedimentos estéticos pode provocar a regeneração celular e amenizar essas cicatrizes. Conheça alguns desses procedimentos.

Microagulhamento

​Esse procedimento utiliza um rolo com agulhas minúsculas esterilizadas que provocam microlesões na pele estimulando a produção de colágeno e facilitando a absorção de medicamentos diretamente nas camadas mais internas da pele.

Radiofrequência

A radiofrequência é um procedimento estético que utiliza ponteiras para aquecer a superfície da pele, até as camadas mais profundas. A produção de fibras de colágeno é estimulada, o que provoca a reorganização dos tecidos de sustentação, aproximando as bordas das estrias e afinando um pouco essas marcas.

Peeling

O peeling químico utiliza ácidos para provocar uma leve esfoliação e descamação da pele, estimulando a renovação celular e a microcirculação no local, que leva a formação de novas fibras de colágeno.

Laser CO2

É um tipo de tratamento estético que utiliza feixes de luz que geram calor e lesam as células

da pele provocando descamação, renovação celular e estimulando a produção de colágeno.

Procure uma orientação profissional

A melhor maneira de verificar qual o tratamento adequado para você é fazendo uma avaliação com um dermatologista. Levando em consideração tamanho e espessura das estrias, a localização no corpo, seu tipo de pele, entre outros fatores, será possível iniciar os procedimentos específicos para você.

Ainda tem dúvidas sobre as estrias brancas? Deixe sua dúvida nos comentários!