AGENDE SUA AVALIAÇÃO

Evitando estrias na gravidez

As estrias já fazem parte do menu de preocupações estéticas de boa parte das mulheres – principalmente as estrias na gravidez. Elas consistem em atrofias tegumentares adquiridas, e surgem quando as fibras elásticas e colágenas (responsáveis pela firmeza da pele) se rompem e formam “cicatrizes”, que podem ser discretas ou exuberantes.

Tipos de estrias

As estrias variam em coloração, textura e permanência, podendo ser rosadas ou da cor da pele. Quando se tornam permanentes, elas ficam esbranquiçadas e possuem espessura e largura variáveis.

As estrias na gravidez

Para evitar seu aparecimento durante a gestação, é preciso dar início às medidas preventivas ainda nos primeiros meses, já que é nesta fase inicial que a pele pode esticar de maneira brusca, fazendo com que as fibras colágenas e elásticas se rompam. Por isso, é preciso garantir que a pele esteja sempre hidratada e preparada para enfrentar o aumento e a perda de peso sem criar estrias.

A importância da prevenção

Antes de mais nada, é necessária a consulta com um profissional especializado, assim, você evita possíveis alergias e efeitos colaterais indesejados. Os produtos mais usados para a prevenção de estrias são aqueles que protegem as fibras de colágeno, como a vitamina E, aplicadas com massagens nas áreas do abdômen, coxas e laterais da barriga.

Outras dicas de prevenção envolvem a proteção solar corporal, além de evitar a exposição ao sol entre às 10h e às 16h. Manter uma dieta equilibrada e aumentar a ingestão de líquidos durante a gestação também são medidas essenciais para evitar o ganho de peso excessivo – o acompanhamento nutricional pode fazer toda a diferença nesses quesitos.

Tratamentos recomendados

Mesmo com esses cuidados, ainda é possível que a distensão das fibras elásticas acarrete no aparecimento das estrias na gravidez. Embora sua eliminação seja mais difícil quando elas se encontram em estágios tardios, os procedimentos estéticos são capazes de amenizar as cicatrizes, como é o caso dos peelings químicos, do microagulhamento e da intradermoterapia.

O ideal é que a aplicação das terapias se dê ainda nas fases iniciais, quando as estrias estão recentes e rosadas. Os tratamentos podem ser aplicados de maneira combinada ou isolada, a depender do diagnóstico médico e das condições particulares de cada paciente. Consulte um especialista!

Dra. Angélica Pacheco

A Dra. Angélica Pacheco é Médica e possui formação acadêmica em Dermatologia Cosmética com Pós-Graduação em Dermatologia e Ênfase em Cosmiatria. Atende na Clínica Med Square que se encontra em local de fácil acesso e com uma estrutura física moderna e extremamente confortável,  no bairro Jardim Karaíba, Uberlândia / MG.

Posts recentes

Convivendo com psoríase ou eczema? Veja como a homeopatia pode auxiliar!

Conviver com doenças de pele crônicas como psoríase e eczema pode ser um grande desafio.…

3 de dezembro de 2025

Respirar melhor: como a homeopatia contribui no controle da asma

Respirar é algo tão natural que, muitas vezes, só percebemos sua importância quando sentimos dificuldade.…

19 de novembro de 2025

Crianças com altas habilidades: como a homeopatia oferece suporte emocional e equilíbrio?

Nos últimos anos, há um aumento crescente no número de crianças com altas habilidades, também…

10 de novembro de 2025

Comportamentos desafiadores em crianças: Homeopatia como apoio complementar

Você já viveu momentos de tensão ao ver seu filho perder o controle numa birra…

18 de outubro de 2025

Autonomia e vitalidade: cuidados homeopáticos para mulheres acima dos 60

Com o passar dos anos, é comum que atividades antes simples, como subir escadas ou…

4 de outubro de 2025

Transtornos de humor femininos: caminhos possíveis com a Homeopatia

Você já percebeu como oscilações de humor, episódios de tristeza ou irritabilidade podem surgir sem…

17 de setembro de 2025
AGENDE SUA AVALIAÇÃO

Este site usa cookies e serviços de terceiros. Ao clicar em "ACEITAR" você confirma que está de acordo com nossa Política de Privacidade