Luz Intensa Pulsada: os benefícios e versatilidade desse procedimento estético

17 de dezembro de 2019

Luz Intensa Pulsada: os benefícios e versatilidade desse procedimento estético

A luz intensa pulsada (LIP) é um dos procedimentos estéticos mais versáteis e benéficos existentes atualmente. Seus flashs de luzes irradiados são indicados não apenas para a depilação, mas também para o tratamento da flacidez e das manchas corporais e faciais. Essa versatilidade é possível devido à grande amplitude do comprimento das ondas de luz emitidas em várias direções.

Deste modo, a luz consegue atingir diferentes elementos presentes na pele como a hemoglobina, a melanina e a água. Ela chega na derme que é a camada intermediária da pele sem causar dano na camada superficial, a epiderme.  Ao atingir os elementos (hemoglobina, melanina e água) a luz gera calor e consegue estimular a produção de colágeno, tratar vasos sanguíneos e clarear manchas e eliminar pelos.

 

A Luz Intensa Pulsada pode ser usada nos seguintes casos:

  • Manchas por envelhecimento
  • Envelhecimento facial
  • Flacidez facial
  • Epilação
  • Hidradenite suprativa e/ou foliculite
  • Acne ativa
  • Rosácea
  • Olheiras
  • Vasinhos da face
  • Estrias vermelhas
  • Cicatriz hipertrófica e queloide
  • Poiquilodermia de Civatte (manchas vermelho acastanhadas no colo e pescoço)

Os tratamentos são realizados em sessões de aproximadamente 30 a 40 minutos, que serão determinadas pelo especialista, de acordo com as necessidades do paciente.

 

Epilação

Epilação é o termo usado quando a remoção do pelo ocorre através de um processo que atinge as partes profundas do folículo piloso. E é isso que ocorre quando a luz emitida pelo aparelho de LIP chega profundamente até a raiz do pelo na pele. Atualmente, não existe nenhum procedimento que consiga eliminar todos os pelos de áreas específicas, seja ele Luz Intensa Pulsada ou Laser. Mas é possível diminuir consideravelmente o número de pelos dessas regiões. Quanto mais escuros e grossos forem os pelos, melhores serão os resultados.

Há grande procura de tratamentos para virilhas e axilas escuras. A alteração na cor dessas áreas está, na maioria das vezes, relacionada ao método depilatório utilizado pelo paciente e assim a LIP é uma ótima opção para diminuir esse incômodo. Além de promover uma solução definitiva para a remoção dos pelos, a luz pulsada agride bem menos a pele do que as lâminas, ceras e cremes depilatórios. A radiação luminosa do aparelho, que emite flashs de alta energia, é captada pela melanina do pelo. Aos poucos, a raiz do pelo enfraquece e morre.

A luz pulsada ainda permite acabar com casos de foliculite e pelos encravados. O tratamento é mais indicado para peles claras e não bronzeadas, mas pessoas com peles morenas podem realizar o procedimento desde que cuidados específicos sejam tomados para que não ocorram queimaduras ou manchas. Além disso, é um procedimento que não costuma irritar a pele, bastante rápido e menos dolorido que muitos métodos convencionais.

 

Manchas na pele

A Luz Intensa Pulsada trata manchas faciais e corporais, especialmente aquelas ocasionadas pela exposição ao sol. Mas, também é indicada para os casos de manchas geradas pelo envelhecimento. Nesses casos, os flashs de luzes atuarão nas regiões mais escuras, promovendo o clareamento, ao atingirem as células produtoras de melanina e suas estruturas.

A LIP também estimula diretamente os fibroblastos. Geralmente, é recomendado ao paciente que faça uma etapa de preparação da pele antes do procedimento, com aplicação de produtos específicos. O uso de protetor solar e cuidados redobrados com o sol são obrigatórios. Os resultados podem ser percebidos a partir da terceira sessão.

 

Flacidez

Nos casos de flacidez facial, a ação da LIP está relacionada com o aquecimento das fibras de colágeno fazendo com que elas se contraiam aumentando a firmeza da pele. Ao mesmo tempo, esse aquecimento também estimula os vasos sanguíneos causando uma inflamação local levando os os fibroblastos a produzirem mais colágeno e elastina contribuindo ainda mais para melhorar a sustentação da pele.

É importante lembrar que os resultados surgem aos poucos, podendo ser percebidos por volta da quinta ou sexta sessão, cada caso deverá ser avaliado. As sessões são mensais e também será necessário o preparo da pele com produtos específicos e uso obrigatório de protetor solar.

 

Nem todos podem realizar Luz Intensa Pulsada

Gestantes, pessoas com doenças autoimunes, infecções ativas no local de tratamento ou fazendo uso de medicamento que aumentem a fotossensibilidade (Roacutan) podem estar na lista de contraindicações. Portanto, devem tomar cuidados redobrados e manter um diálogo honesto com seu médico. Ele é quem vai dizer se você pode ou não realizar o procedimento de forma segura e sem correr riscos.

O procedimento pode causar pequenos desconfortos e dores, mas os resultados sempre serão superiores a qualquer incômodo. Quer saber mais Procure um profissional de confiança! Com a Dra. Angélica Pacheco você realiza esse procedimento com todo o conforto e bem estar que você precisa. Agende sua avaliação.

Venha conhecer a clinica e o melhor tratamento lhe será indicado.

Sem categoria
WhatsApp | Dra. Angélica Pacheco - Dermatologia Estética
WhatsApp
close-image