A importância do colágeno

22 de novembro de 2018

A importância do colágeno

Quem se preocupa em manter a aparência jovem e saudável da pele com certeza já se deparou com o termo “fibras colágenas” em algum momento. Formadas por uma proteína de origem animal (o colágeno), a principal função das fibras colágenas é dar firmeza à pele, às cartilagens e às estruturas do nosso corpo que não possuem sustentação óssea.

A fabricação destas proteínas é realizada por estruturas celulares chamadas de “fibroblastos”. Além de garantirem firmeza e sustentação, as fibras colágenas também atuam na manutenção da elasticidade e da estruturação da pele, e são extremamente importantes no processo de cicatrização.

O colágeno é a proteína mais abundante do corpo humano e é classificado em cinco tipos, sendo os principais tipos o I, II e III. O tipo I é o principal constituinte da pele, tendão, osso e paredes dos vasos – e é mais abundante em peles mais jovens. Com o passar dos anos, a concentração do tipo III aumenta, provocando desarranjos na estrutura da pele. Essa alteração está relacionada com a diminuição da produção do colágeno e a degradação do colágeno produzido.

A exposição solar excessiva ao longo da vida é outro fator responsável pelo desarranjo das fibras colágenas. Elas, que normalmente são contínuas e “compridas”, tornam-se fragmentadas, constituídas por pequenos pedaços – o que leva à perda de sustentação e firmeza da pele.

Essas alterações do colágeno se manifestam por meio do envelhecimento cutâneo – um processo complexo que se traduz por meio da aparência ressecada e condições como a flacidez, marcas, olheiras e sulcos faciais.

Felizmente, os avanços na Medicina e na tecnologia permitiram a criação de vários procedimentos estéticos que têm como objetivo estimular a produção de colágeno, diminuindo e prevenindo os sinais resultantes do processo de envelhecimento. A eficácia de cada um já foi comprovada cientificamente e os resultados têm se mostrado cada vez mais promissores.

Os procedimentos podem ser utilizados de maneira isolada e combinada, a depender das condições individuais do paciente. Entre eles, podemos citar a Luz Intensa Pulsada, o Microagulhamento, a Radiofrequência e os Peelings Químicos. Consulte um especialista!

Venha conhecer a clinica e o melhor tratamento lhe será indicado.

Tratamentos Corporais, Tratamentos Faciais , , , , , , ,
WhatsApp | Dra. Angélica Pacheco - Dermatologia Estética
WhatsApp
close-image