As estrias são marcas e cicatrizes que aparecem na pele quando fibras de elastina e colágeno se rompem, normalmente devido a um estiramento muito rápido e intenso da derme. Normalmente elas aparecem na região das pernas, coxas e quadris, na região lombar, nos glúteos, na barriga e nos seios. Conheça mais sobre elas!
Mitos e verdades sobre as estrias!
Apesar de muito conhecidas, ainda existem muitas dúvidas sobre as estrias e, muitas vezes, as explicações sobre elas são equivocadas. Por isso, conheça os principais mitos e verdades sobre o assunto!
1. Homens raramente têm estrias
Mito. As mulheres realmente têm uma incidência de estrias muito maior, principalmente devido a gravidez. No entanto, os homens também possuem uma frequência alta de tais marcas. O crescimento durante a puberdade e o excesso de peso são alguns dos principais fatores que podem provocar o aparecimento desses sinais nos homens.
2. É possível eliminar estrias antigas
Mito. Os tratamentos estéticos não conseguem acabar com os sinais mais antigos, pois quando as fibras elásticas são rompidas, não é possível voltar a forma original. Entretanto, existem procedimentos estéticos que podem auxiliar e a amenizar os sinais, diminuindo o desconforto estético.
3. Estrias vermelhas são mais fáceis de tratar
Verdade. A coloração avermelhada indica um processo inflamatório em atividade. Essa inflamação permitirá uma resposta mais adequada do organismo e consequentemente a possibilidade de se alcançar resultados mais satisfatórios com os tratamentos será maior.
4. Roupas apertadas podem provocar tais marcas
Mito. Roupas apertadas não causam estrias. Não existe uma relação entre o formato da roupa e o rompimento das fibras elásticas que sustentam a pele.
5. Engordar pode fazer estrias aparecerem
Verdade. O aumento de peso pode ocasionar o aparecimento desses sinais. Isso acontece, pois a pele acaba se “esticando demais” para comportar a nova dimensão de massa do corpo. Dessa maneira, as fibras elásticas não se adaptam à essa mudança em tão pouco tempo e acabam se rompendo.
6. Refrigerante provoca o surgimento de estrias
Mito. Tomar refrigerante não provoca o aparecimento de tais marcas. O que pode acontecer é que o excesso de peso, em que o consumo de refrigerantes contribui, pode causa estrias.
7. Comer gelatina previne o surgimento dessas marcas
Mito. Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, gelatina não previne e nem trata estrias. O pouco de colágeno presente na gelatina é degradado no estômago e não vai diretamente para a pele.
8. Alimentação saudável ajuda a prevenir as estrias
Verdade. Uma alimentação saudável e equilibrada é um sinal que a pessoa está buscando manter o corpo em forma. Isso é importante para evitar o estiramento rápido da pele, em geral fruto do ganho acelerado de peso. O consumo adequado de água não está diretamente relacionado com a prevenção, porém ajuda a manter a hidratação da pele.
Principais Tratamentos
Diversos procedimentos estéticos podem ser combinados para atuar no tratamento de tais marcas, como:
- Peeling Químico: o peeling é um tratamento estético que utiliza de ácidos para realizar uma descamação da pele e promover a renovação celular da pele, auxiliando na redução das estrias.
- Microagulhamento: já o microagulhamento é um procedimento baseado no uso de microagulhas. Tais agulhas, ao causarem microlesões na pele, estimulam a produção de colágeno, melhorando sua flacidez e textura.
- Radiofrequência: esse é um procedimento que não atua diretamente nas estrias, mas sim estimulando colágeno e tratando quadros de flacidez que possam estar presentes nas áreas afetadas pelas estrias.
Para decidir qual o melhor tratamento para sua condição, entre em contato com a Dra. Angélica Pacheco e agende já sua avaliação! Quer conhecer mais sobre as estrias brancas e vermelhas ou ainda tem mais dúvidas sobre elas? Deixe seu comentário!