Mitos e verdades sobre as estrias

19 de setembro de 2017

Mitos e verdades sobre as estrias

As estrias são cicatrizes que aparecem na pele quando fibras de elastina e colágeno se rompem, normalmente devido a um estiramento muito rápido.  Normalmente aparece nas pernas, nas coxas e nos quadris, na região lombar, nos glúteos, na barriga e nos seios.

Existem muitas dúvidas sobre esse problema e, muitas vezes, as explicações são equivocadas. Por isso, para te ajudar a esclarecer o que é mito e o que é verdade, separamos algumas afirmações para verificar o que é realmente fato sobre as estrias. Confira!

Homens raramente têm estrias

Mito. As mulheres realmente têm uma incidência de estrias muito maior – muitas mulheres possuem estrias devido a gravidez. No entanto, os homens também possuem uma frequência alta dessas cicatrizes. O crescimento durante a puberdade e o excesso de peso são algumas das situações que podem provocar o aparecimento dessas marcas.

É possível eliminar estrias antigas

Mito. Os tratamentos estéticos não conseguem acabar com essas estrias, pois quando as fibras elásticas são rompidas, não é possível voltar a forma original. Os procedimentos podem ajudar a amenizar os sinais e diminuir o desconforto estético.

Estrias vermelhas são mais fáceis de tratar

Verdade. Por serem mais recentes, as células da área ainda estão vivas e ainda há circulação de sangue, por isso possuem coloração avermelhada. Dessa forma, os tratamentos podem conseguir melhores resultados e mais rapidamente.

Roupas apertadas provocam o aparecimento de estrias

Mito. Roupas apertadas não causam estrias. Não existe uma relação entre o formato da roupa e o rompimento das fibras elásticas que sustentam a pele.

Engordar pode fazer estrias aparecerem

Verdade. O aumento de peso pode ocasionar o aparecimento de estrias. Isso acontece, pois, a pele “estica demais” para comportar a nova dimensão de massa do corpo e as fibras elásticas não se adaptam a mudança rápida e acabam se rompendo.

Refrigerante provoca o surgimento de estrias

Mito. Tomar refrigerante não provoca o aparecimento de estrias. O que pode acontecer é que o excesso de peso, em que o consumo de refrigerantes contribui, pode causa estrias.

Comer gelatina previne estrias

Mito. Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, gelatina não previne e nem trata estrias. O pouco de colágeno presente na gelatina é degradado no estômago e não vai diretamente para a pele.

Alimentação saudável ajuda a prevenir as estrias

Verdade. Uma alimentação saudável e equilibrada é um sinal que a pessoa está buscando manter o corpo em forma. Isso é importante para evitar o estiramento rápido da pele, em geral fruto do ganho acelerado de peso. O consumo adequado de água não está diretamente relacionado com a prevenção das estrias, porém ajuda a manter a hidratação da pele.

Tratamento das estrias

Diversos procedimentos estéticos podem ser combinados para atuar no tratamento das estrias, como o peeling, o microagulhamento e o laser CO2. Conheça mais sobre as estrias brancas e vermelhas. Você tem mais dúvidas sobre as estrias? Deixe seu comentário!

Venha conhecer a clinica e o melhor tratamento lhe será indicado.

Tratamentos Corporais , ,
WhatsApp | Dra. Angélica Pacheco - Dermatologia Estética
WhatsApp
close-image