As estrias são marcas e cicatrizes que aparecem na pele quando fibras de elastina e colágeno se rompem, normalmente devido a um estiramento muito rápido e intenso da derme. Normalmente elas aparecem na região das pernas, coxas e quadris, na região lombar, nos glúteos, na barriga e nos seios. Conheça mais sobre elas!
Apesar de muito conhecidas, ainda existem muitas dúvidas sobre as estrias e, muitas vezes, as explicações sobre elas são equivocadas. Por isso, conheça os principais mitos e verdades sobre o assunto!
Mito. As mulheres realmente têm uma incidência de estrias muito maior, principalmente devido a gravidez. No entanto, os homens também possuem uma frequência alta de tais marcas. O crescimento durante a puberdade e o excesso de peso são alguns dos principais fatores que podem provocar o aparecimento desses sinais nos homens.
Mito. Os tratamentos estéticos não conseguem acabar com os sinais mais antigos, pois quando as fibras elásticas são rompidas, não é possível voltar a forma original. Entretanto, existem procedimentos estéticos que podem auxiliar e a amenizar os sinais, diminuindo o desconforto estético.
Verdade. A coloração avermelhada indica um processo inflamatório em atividade. Essa inflamação permitirá uma resposta mais adequada do organismo e consequentemente a possibilidade de se alcançar resultados mais satisfatórios com os tratamentos será maior.
Mito. Roupas apertadas não causam estrias. Não existe uma relação entre o formato da roupa e o rompimento das fibras elásticas que sustentam a pele.
Verdade. O aumento de peso pode ocasionar o aparecimento desses sinais. Isso acontece, pois a pele acaba se “esticando demais” para comportar a nova dimensão de massa do corpo. Dessa maneira, as fibras elásticas não se adaptam à essa mudança em tão pouco tempo e acabam se rompendo.
Mito. Tomar refrigerante não provoca o aparecimento de tais marcas. O que pode acontecer é que o excesso de peso, em que o consumo de refrigerantes contribui, pode causa estrias.
Mito. Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, gelatina não previne e nem trata estrias. O pouco de colágeno presente na gelatina é degradado no estômago e não vai diretamente para a pele.
Verdade. Uma alimentação saudável e equilibrada é um sinal que a pessoa está buscando manter o corpo em forma. Isso é importante para evitar o estiramento rápido da pele, em geral fruto do ganho acelerado de peso. O consumo adequado de água não está diretamente relacionado com a prevenção, porém ajuda a manter a hidratação da pele.
Diversos procedimentos estéticos podem ser combinados para atuar no tratamento de tais marcas, como:
Para decidir qual o melhor tratamento para sua condição, entre em contato com a Dra. Angélica Pacheco e agende já sua avaliação! Quer conhecer mais sobre as estrias brancas e vermelhas ou ainda tem mais dúvidas sobre elas? Deixe seu comentário!
O corpo feminino passa por diversas transformações ao longo da vida, e na terceira idade,…
O período pós-parto é uma fase de intensas transformações físicas e emocionais para a mulher.…
A enxaqueca é um problema que afeta milhões de pessoas, principalmente mulheres. Mais do que…
A homeopatia é um sistema médico que busca tratar o indivíduo como um todo, promovendo…
A Homeopatia se destaca como uma prática médica diferenciada, e isso fica muito claro logo…
A saúde mental tem se tornado cada vez mais relevante, especialmente diante do aumento de…
Este site usa cookies e serviços de terceiros. Ao clicar em "ACEITAR" você confirma que está de acordo com nossa Política de Privacidade