É um procedimento estético em que são usados ácidos que levarão à uma descamação e renovação das células da pele. É classificado de acordo com a profundidade em que atinge a pele em peeling muito superficial, superficial, médio e profundo.
- Fotoenvelhecimento;
- Rugas finas;
- Poros dilatados;
- Cicatrizes superficiais;
- Manchas solares;
- Melasma;
- Hipercromia pós-inflamatória;
- Acne;
- Sardas;
- Estrias;
- Pele sem vida e sem textura.
Por ação dos ácidos ocorre uma destruição controlada das camadas superficiais da pele fazendo com que a seguir ocorrera uma regeneração e consequente melhora da textura e das irregularidades da superfície cutânea.
Peelings superficiais ou médios podem ser realizados em consultório, já o peeling profundo é realizado em centro cirúrgico. Após a limpeza da pele aplica-se o produto químico escolhido para cada caso. Alguns devem permanecer na pele durante algumas horas então o paciente retorna para casa onde retira o produto, outros são aplicados e retirados no consultório.
O paciente pode ter a sensação de ardor ou queimação de grau leve a moderado nos peelings superficiais e médios de acordo com a substância utilizada e com o nível de sensibilidade individual. O peeling profundo necessita de anestesia.
De 30 a 40 minutos.
- Infecção bacteriana, fúngica ou viral ativa;
- Lesões abertas;
- Uso de isotretinoína oral (Roacutan®) nos últimos 6 meses ou acitretina;
- Impossibilidade ou opção de não ficar afastado da exposição solar por 30 dias após o procedimento;
- Vitiligo;
- Indivíduos com compromissos sociais em menos de 30 dias.
- Manchas escuras;
- Manchas claras;
- Cicatrizes;
- Infecção;
- Vermelhidão;
- Inchaço.
Cada caso deve ser avaliado, mas a profundidade do peeling também determinará o número de sessões que pode variar de 1 a 6 com intervalo variado entre cada uma.
Nos casos de peelings superficiais não há necessidade de afastamento das atividades diárias. Mas quando são realizados peelings médio o nível de descamação é mais intenso dependendo do tipo de ácido utilizado e da profundidade da pele atingida e o paciente pode não se sentir à vontade para se expor.