Congestão nasal, tosse, dor de garganta, febre… Esses são sintomas bastante comuns da gripe e do resfriado, e que embora não representem gravidade em pessoas imunologicamente saudáveis, são bastante desagradáveis e impactam a rotina e as atividades cotidianas. Nesses momentos, muitas pessoas buscam alívio em medicamentos convencionais, mas poucos estão cientes que existe uma abordagem alternativa, eficiente e natural que ajuda a combater essas condições: a Homeopatia.
A Homeopatia é uma especialidade médica reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) que se baseia no princípio da “lei dos semelhantes”, o que significa que uma mesma substância que causa sintomas em um indivíduo saudável pode ser utilizada, em doses altamente diluídas, para tratar os mesmos sintomas quando causados por uma doença. Ou seja, a ideia por trás da Homeopatia é estimular o corpo a se curar naturalmente, ativando suas próprias capacidades de recuperação.
Além disso, outro princípio homeopático e que é preciso ter em mente para evitar a automedicação no caso da gripe e do resfriado, como será visto no tópico seguinte, é o da “Individualização”, segundo o qual cada pessoa é diferente, ainda que apresente os mesmos sintomas. Por isso, o homeopata deve avaliar tanto os aspectos físicos quanto emocionais do paciente a fim de identificar o ponto de desequilíbrio e definir a melhor substância para estimular a capacidade natural do corpo de se curar.
Um dos diferenciais da Homeopatia é que essa especialidade tem à disposição um leque bastante variável de substâncias e remédios que podem ser prescritos para o tratamento complementar da gripe e do resfriado. Porém, como cada pessoa reage de uma forma diferente às substâncias, o uso dos medicamentos homeopáticos não deve ser feito sem a prescrição e orientação médica adequada, evitando-se principalmente pegar recomendações com pessoas conhecidas.
Os remédios homeopáticos estão disponíveis em várias formas, incluindo glóbulos, gotas líquidas e são escolhidos com base nas necessidades individuais de cada paciente. Além disso, por serem feitos a partir de substâncias naturais e bastante diluídas, esses medicamentos não causam qualquer efeito adverso, sendo comprovadamente seguros até mesmo para crianças, idosos e gestantes.
É importante, também, ressaltar que a Homeopatia é uma abordagem complementar possibilitando um tratamento conjunto com a medicina convencional. Portanto, sempre comunique seu médico sobre as terapias e medicações em uso.
Além do tratamento homeopático, a prevenção contra a gripe, o resfriado e doenças até mais graves depende muito das medidas cotidianas de higiene, hábitos de vida saudáveis e do acompanhamento médico periódico.
Assim é importante estar atento às principais medidas que ajudam na prevenção da gripe e do resfriado:
Se você está interessado em explorar a Homeopatia como uma abordagem complementar para a prevenção e tratamento da gripe e do resfriado, entre em contato e agende uma consulta com a Dra. Angélica. Esse pode ser o primeiro passo para uma recuperação mais natural e equilibrada.
A fibromialgia é uma condição que está ficando cada vez mais conhecida, apesar dos desafios…
Muitas recomendações da Homeopatia para a saúde da mulher não são conhecidas, inclusive para aquelas…
Nos últimos anos, a busca por alternativas mais suaves e com menos efeitos colaterais tem…
A saúde reprodutiva é um aspecto fundamental do bem-estar geral de toda mulher. Manter o…
Toda mulher, em algum momento da vida, terá que lidar com os impactos negativos dos…
O período pós-parto é um momento de grandes transformações na vida de uma mulher. Além…
Este site usa cookies e serviços de terceiros. Ao clicar em "ACEITAR" você confirma que está de acordo com nossa Política de Privacidade