Um dos maiores desejos das pessoas que procuram um dermatologista por conta do envelhecimento, é manter uma pele mais firme e, é aí que entram em cena os bioestimuladores de colágeno. Quer saber mais sobre esses tratamentos? Então continue lendo este texto e conheça o que são os bioestimuladores de colágeno, além dos principais benefícios do colágeno para a pele!

O que são bioestimuladores de colágeno?

Os bioestimuladores de colágeno são cada vez mais procurados nos consultórios dermatológicos na busca de evitar ou diminuir a flacidez da pele, estimulando a produção do colágeno e proporcionando um efeito rejuvenescedor à pele, com aparência natural e gradual.

Os bioestimuladores fazem parte do grupo de preenchedores que realizam a substituição do colágeno que vai se perdendo naturalmente no corpo. Eles trazem ótimos resultados no retardamento do envelhecimento, sendo completamente absorvidos pelo organismo.

Como funcionam os bioestimuladores de colágeno?

De forma geral, os bioestimuladores de colágeno causam uma pequena reação inflamatória na derme para que as células que produzem colágeno sejam ativadas, criando novas fibras de sustentação. Há alguns que também atuam como preenchedores e proporcionam um maior volume para a região tratada.

Benefícios do colágeno para a pele

O colágeno é uma proteína que tem por função, manter a firmeza, vitalidade e a sustentação da pele. Ao chegar aos 30 anos, o organismo começa um processo gradativo de redução da produção de colágeno, o que faz surgir, aos poucos, uma aparência cansada, com rugas profundas e pele flácida.

Além disso, existem outros fatores que podem diminuir a produção de colágeno, como fumar, exposição excessiva ao sol, poluição e estresse. A aplicação dos bioestimuladores de colágeno beneficia o organismo com:

  • Maior firmeza na pele, disfarçando as rugas e linhas de expressão do rosto;
  • Correção de cicatrizes de acne ou catapora;
  • Melhora o contorno do rosto;
  • É um procedimento muito seguro e natural;
  • Não é necessário cuidados após as aplicações.

Tipos de bioestimuladores de colágeno

No mercado estético existem diversos tipos de bioestimuladores de colágeno. Entretanto, os bioestimuladores mais utilizados são: Radiesse®, Sculptra® e Ellansé®. Conheça cada um deles:

1. Radiesse®

Além do efeito de preenchimento imediato do local, o Radiesse® estimula a produção de colágeno e age na recuperação, firmeza e elasticidade da pele. Ele é indicado para amenizar rugas e marcas de expressão moderadas e graves. Além do rosto, é possível também realizar a aplicação dessa substância nas mãos e pescoço.

2. Sculptra®

Através do estímulo da produção de colágeno na pele, o Sculptra® melhora o contorno facial e corporal, além de atenuar sulcos, rugas e marcas de expressão. Tal substância não é um preenchedor, mas pode resultar em um leve volume, de forma mais natural. No rosto, é um produto indicado para áreas de pouca mobilidade. Já no corpo, pode tratar celulite e flacidez nos braços, pernas e glúteos.

3. Ellansé®

Por fim, o Ellansé® melhora a textura da pele, deixando-a firme, sedosa e com aparência mais saudável. Além disso, ele ajuda a recuperar o volume perdido devido à diminuição natural da gordura do rosto. É especialmente indicado para peles mais maduras ou de quem passou por processo de emagrecimento severo. Serve também para aplicações ósseas criando pontos de sustentação.

Duração dos efeitos dos bioestimuladores de colágeno

Normalmente, o processo de estímulo do colágeno dura por até 18 meses após aplicação. Porém, o resultado varia de acordo com cada paciente, pois cada organismo possuí a sua própria capacidade de produzir colágeno. Além disso, outras variáveis, como por exemplo a idade, o tipo de pele e o estilo de vida, estão diretamente ligadas com a produção de colágeno do organismo.

Quer saber mais sobre os bioestimuladores de colágeno? Agende agora mesmo a sua avaliação com a Dra. Angélica Pacheco e conheça outros benefícios que este tratamento pode proporcionar para sua pele!