A Homeopatia é uma especialidade médica que se baseia no princípio de que “semelhante cura semelhante”. Ou seja: uma substância que pode causar sintomas em uma pessoa saudável também pode ser usada para tratar esses sintomas em uma pessoa doente quando administrada em quantidades muito pequenas. Porém, para escolher o remédio adequado para as lesões de pele e mucosas, é preciso estabelecer uma correspondência cuidadosa entre as propriedades da substância e os sintomas das doenças dermatológicas.

Doenças dermatológicas tratadas com Homeopatia

Dentre os quadros que podem ser tratados com a Homeopatia estão as doenças dermatológicas, pois muitas substâncias homeopáticas derivam de produtos naturais, como plantas, animais e minerais, que têm sido historicamente usados para tratar problemas de pele. 

A seguir estão algumas das principais doenças dermatológicas que podem ser tratadas com a homeopatia.

  • Eczema: A dermatite ou eczema é uma doença crônica que costuma causar muita coceira, descamação e, consequentemente, um espessamento da pele e marcas permanentes.
  • Psoríase: Uma das doenças dermatológicas mais complicadas de tratar é a psoríase, que por ser de caráter autoimune tem reincidências constantes que estão também  associadas a fatores emocionais. 
  • Acne: Apesar de ter caráter benigno e ser comum entre a população, algumas pessoas têm maior predisposição a desenvolver quadros graves de acne, de forma que a Homeopatia pode contribuir para o tratamento convencional.
  • Rosácea: A rosácea é uma condição inflamatória crônica da pele que afeta principalmente o rosto e se caracteriza por vermelhidão, inchaço, lesões parecidas com as de acne, e, em casos graves, o espessamento da pele. 
  • Urticária: As lesões da urticária podem aparecer em qualquer parte do corpo e variam em tamanho e forma, muitas vezes se assemelhando a picadas de insetos. Essa condição pode ser aguda ou crônica e muitas vezes não é possível determinar sua causa.
  • Dermatite seborreica: Dermatite seborreica é uma condição de pele comum que afeta principalmente o couro cabeludo e o rosto, sendo caracterizada por inflamação, coceira, descamação e vermelhidão. Embora possa ser tratada com medicamentos convencionais, a Homeopatia pode ser usada como tratamento complementar.
  • Herpes: O herpes é uma infecção viral que pode afetar diferentes áreas do corpo, incluindo pele e mucosas, causando o aparecimento de bolhas dolorosas, que podem ser acompanhadas de coceira e sensação de queimação.

O tratamento homeopático é individualizado

O objetivo do tratamento homeopático é ajudar o paciente a se curar de forma natural, equilibrando a energia vital do seu corpo. A Homeopatia tem como base o vitalismo. De acordo com essa linha filosófica, o corpo humano é constituído, além da parte física e do espírito, por uma energia que controla todas as funções orgânicas, a energia vital. Quando há um desequilíbrio interno desta energia vital, o indivíduo adoece. Cada um fica doente por fatores diferentes e pode apresentar sintomas diversos  para uma mesma patologia . Assim, para fornecer o melhor tratamento, o médico homeopata realiza uma avaliação detalhada do paciente, incluindo o histórico médico completo, estilo de vida,dieta, características individuais, físicas e emocionais.

Paciência aliada ao tratamento convencional

A Homeopatia é uma especialidade médica reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pelo Ministério da Saúde devido a sua eficácia para tratar condições agudas e crônicas, com uma visão integral do paciente. Ela pode ser usada conjuntamente com os  tratamentos convencionais e em qualquer momento da vida. Tanto bebês, gestantes e idosos podem ter acesso e colher os benefícios do tratamento homeopático. 

A Homeopatia desenvolveu-se e fundamenta-se em 4 princípios básicos que são: medicamento único, experimentação em homem são, doses infinitesimais e princípio da similitude ou semelhança. Isso significa que será usado um remédio por vez, as substâncias utilizadas no preparo do remédio homeopático são ultra diluídas e serão usadas na menor dose possível, cada remédio, ao ser estudado, foi experimentado por várias pessoas saudáveis, sem doenças e por fim, será usado em cada tratamento um remédio que provocou nas pessoas saudáveis ao experimentá-lo, os mesmos sintomas que o paciente apresenta quando está doente.

Ao seguir esse raciocínio, o médico homeopata prescreverá um remédio que contemple de maneira integral o quadro sintomático de cada paciente. Isso faz com que o tratamento homeopático seja individualizado, específico para cada caso.

Você tem dúvidas se pode ser tratado pela Homeopatia? Não deixe de entrar em contato com a Dra. Angélica Pacheco.