A pele, como qualquer outro órgão do corpo humano, passa por alterações na sua estrutura com o passar do tempo. Essas mudanças fazem parte do processo do envelhecimento.
Esse processo é inevitável e acontece com todo mundo, em mais ou menos tempo. Várias condições e hábitos podem estar relacionadas à aceleração do envelhecimento:
- exposição a luz solar;
- exposição à poluição;
- ingestão de álcool em excesso;
- hábito de fumar;
- dormir pouco;
- ingestão excessiva de açúcar;
- estresse.
Como amenizar os sinais do envelhecimento?
O envelhecimento é um processo natural. No entanto, melhorando e mudando muitos hábitos cotidianos, é possível amenizar os sinais da passagem do tempo.
Manter uma alimentação saudável e balanceada, praticar exercícios físicos, ingerir muita água para manter a hidratação do corpo, utilizar protetor solar sempre, descansar bem, cuidar da sua saúde mental, são algumas das práticas que amenizam o envelhecimento.
Tratamentos para rejuvenescimento da pele
Existem muitos procedimentos estéticos que auxiliam, amenizam e até eliminam as alterações provocadas pelo processo de envelhecimento.
A parte do corpo que mais apresenta esses sinais é o rosto. Por ser o nosso “cartão de visitas”, é a área que as pessoas mais percebem e se incomodam com os aspectos do envelhecimento. A pele da face fica com uma aparência ressecada, fica mais fina, rugas ficam mais perceptíveis, assim como manchas e sulcos.
Mãos, braços, colo e pescoço também são áreas do corpo que ficam muito expostas ao Sol (um dos principais fatores que aceleram o envelhecimento) e também necessitam de cuidados.
Conheça mais sobre os procedimentos e como eles atuam para o rejuvenescimento da pele.
Microagulhamento
Um aparelho com pequenas agulhas finas é usado para provocar minúsculas lesões e assim estimular a regeneração da pele e a produção de colágeno. Ajuda a amenizar cicatrizes de acne, estrias e manchas. Alguns produtos podem ser utilizados durante o microagulhamento. Deste modo, aproveita-se as pequenas aberturas feitas na pele pelas agulhas para que as substâncias penetrem mais profundamente. Essa técnica é denominada “Drug Delivery”.
Peeling químico
Substâncias ácidas são aplicadas para descamar as camadas da pele, estimulando a hidratação e a sustentação da pele.
Preenchimento
Nesse procedimento é utilizado o ácido hialurônico que é capaz de absorver água e como resultado permite a reposição de volume em sulcos, marcas mais profundas, olheiras e lábios.
MD Codes
É o procedimento também conhecido por “lifting não cirúrgico” desenvolvido pelo médico Maurício Maio. Aqui também é utilizado o ácido hialurônico em pontos de sustentação específicos da face. Como resultado tem-se um rejuvenescimento global com melhora da flacidez e contorno facial.
Skinbooster
Esse procedimento também utiliza o ácido hialurônico. No entanto, aqui o ácido hialurônico tem como característica uma viscosidade menor. O objetivo final não é o aumento de volume, mas sim uma hidratação profunda da pele que também elimina pequenas marcas. Ele pode ser realizado em face, mãos, colo e pescoço.
Luz Intensa Pulsada
Essa tecnologia usa a emissão de feixes de luz e é indicada para remover de manchas provocadas pelo Sol, estimular a produção de colágeno e tratar aqueles pequenos vasinhos que podem aparecer na face (telangiectasia). A Luz Intensa Pulsada também é utilizada para trata aquelas manchas castanho-avermelhadas no colo decorrentes de grande exposição ao sol.
Toxina Botulínica
Essa toxina, mais conhecida popularmente como B o t o x® (uma das marcas disponíveis no mercado), é muito utilizada nos tratamentos estéticos para diminuir rugas e linhas de expressão. A substância atua como um bloqueador, impedindo os sinais nervosos de provocarem a contração muscular, deixando o músculo relaxado e paralisado. As áreas mais indicadas para aplicação são: testa, entre as sobrancelhas, “pés de galinha” ao redor dos olhos e vincos no pescoço.
Quer conhecer mais sobre os procedimentos utilizados para o rejuvenescimento? Envie sua dúvida nos comentários.